PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE ATMOSFERA, EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL

Promoting scientific literacy through educational workshops about atmosphere, greenhouse effect and global warming

Autores: Rafael Gomes Cunha e Micaías Andrade Rodrigues

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de investigar se pode ocorrer o desenvolvimento da alfabetização científica (AC) por meio de oficinas pedagógicas sobre astronomia. Para isto, desenvolvemos oficinas pedagógicas com materiais de baixo custo para tratar especificamente sobre atmosfera, efeito estufa e aquecimento global com alunos da educação básica (Ensino Fundamental I, II e Médio), que fizeram parte do curso de extensão "Astronomia e Astronáutica para a Educação Básica", realizado pela Universidade Federal do Piauí. O público alvo foi composto por estudantes na faixa etária de 8 a 17 anos, que são participantes do grupo Embaixada Emanuel, na Igreja Batista da Primavera, em Teresina - PI. Para verificar se ocorreu a AC, utilizamos os indicadores de AC propostos por Sasseron e Carvalho (2011). Como resultado pudemos perceber que os estudantes têm conhecimentos superficiais e errôneos acerca da atmosfera, efeito estufa e aquecimento global, porém têm um grande interesse pelo conteúdo e que as oficinas realizadas proporcionaram a alfabetização científica dos estudantes.

Abstract

This paper aims to investigate whether may develop scientific literacy (SL) through educational workshops about astronomy. For this, we developed educational workshops with low cost materials to deal specifically about the atmosphere, the greenhouse effect and global warming with students of basic education (elementary and high school), which were part of the extension course "Astronomy and Astronautics to basic education", realized by the Federal University of Piaui. The public involved was composed of students aged 8-17 years who are participants in the Embassy Emanuel group, on the Primavera Baptist Church in Teresina - PI. To check if there was SL, we use the SL indicators proposed by Sasseron and Carvalho (2011). As a result we could see that the students are superficial and erroneous knowledge about the atmosphere, the greenhouse effect and global warming, but have a great interest in the content and that the workshops provided the scientific literacy of students.

Palavras-chave

Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Oficinas pedagógicas; Efeito estufa; Aquecimento Global.

Keywords

Science Teaching; Scientific Literacy; Educational workshops; Greenhouse effect; Global warming.

Texto em PDF