Correspondências estabelecidas e diferenças identificadas em atividades didáticas baseadas em analogias para o ensino de modelos atômicos

Established correspondences and differences identified in didactic activities based on analogies for the teaching of atomic models

Autores: Leandro Londero da Silva, Eduardo A. Terrazzan

Resumo

O ensino de modelos atômicos ocupa lugar de destaque na estrutura conceitual da Física. Assim, propomos a utilização de Atividades Didáticas baseadas em Analogias (ADA) para o ensino dos modelos de Thomson, Rutherford e Bohr. Procuramos responder as seguintes questões: Quais são as correspondências estabelecidas e as diferenças identificadas entre análogo e alvo por alunos nas ADA para o ensino dos modelos atômicos? Qual o nível de explicitação destas correspondências e diferenças? Em que medida, as respostas dos alunos aproximam-se de nossas expectativas? Para isso, selecionamos os análogos a serem utilizados, elaboramos ADA e implementamos as atividades em aulas de Física no Ensino Médio. Utilizamos, como instrumentos de registro de informações, a produção escrita dos alunos e a videogravação das aulas. Os resultados encontrados permitem afirmar que a identificação das semelhanças e das diferenças, feita mediante uma simples visualização de atributos, ocorre com maior grau de facilidade como, por exemplo, as do tipo estrutural e as que envolvem proporções. Independente da turma, os alunos estabeleceram correspondências e identificaram diferenças para além daquelas previstas nas atividades. Um fator que pode ter contribuído para isso foi o grau de familiaridade dos alunos com os análogos utilizados. A dificuldade ou simples ausência de identificação de semelhanças e diferenças por certos alunos pode ser devida à falta de habilidades específicas de identificar atributos, estabelecer relações, levantar hipóteses, identificar diferenças, sintetizar e registrar. Sendo assim, podemos dizer que o registro escrito, assim como a aprendizagem dos procedimentos acima mencionados, é um processo lento e que carece de práticas sucessivas.

Abstract

The atomic models teaching occupies a prominent place in physics? conceptual structure. Thus, we proposed the use of Didactic Activities based on Analogies (ADA) for the teaching of Thomson, Rutherford and Bohr models. We sought to answer the following questions: Which are the established correspondences and the differences identified between analogous and target by pupils in the ADA for the teaching of atomic models? Which is the explicitation level of these correspondences and differences? To what extent, the pupils? answers get close to our expectations? For this, we selected the analogous to be used, elaborated ADA and we implemented the activities in physics lessons at high school. We used, as instruments of information records, the pupils? written productions and the lessons recordings. Research findings show that the similarities and the differences identification made trough a simple attributes visualization occur in an easier way, as, for instance, the structural type ones and the ones that involve ratio. Independent on the group, the pupils had established correspondences and identified differences for beyond those foreseeing in the activities. A factor that may have contributed for this was the pupils? familiarity degree with the analogous used. The difficulty or simple absence of similarities and differences identification for certain pupils can be due to the lack of specific abilities to identify attributes, to establish relations, to raise hypotheses, to identify differences, to synthesize and to register. Thus, we can say that the written record, as well the procedures learning mentioned above, is a slow process and that it lacks successive practices.

Palavras-chave

Analogias, Modelos Atômicos, Educação em Ciências, Atividades Didáticas

Keywords

Analogies, Atomic Models, Science Education, Didactic Activities

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