EXPERIMENTAÇÃO EM CIÊNCIAS COM O USO DE UM MICROSCÓPIO ARTESANAL E CORANTE ALTERNATIVO

Experimentation in science with the use of a handmade microscope and alternative staining

Autores: José Junio da Silva, Solma Lúcia Souto Maior de Araújo Baltar e Maria Lusia de Morais Belo Bezerra

Resumo

Objetivou-se neste trabalho apresentar a proposta de um microscópio artesanal para aulas práticas de ciências e a possibilidade de coloração de seres e estruturas microscópicas com o uso de um corante alimentício. O equipamento foi baseado em modelos encontrados na internet e em artigos relacionados ao tema. Para os testes de visualização de material biológico no microscópio artesanal, foi preparada lâmina de microscopia para exame a fresco de nematoides Protorhabiditis sp., a fim de demonstrar a qualidade da visualização. Para os testes com os corantes foram montadas lâminas contendo células vegetais e outras com células humanas utilizando um corante alimentício de coloração azul e o corante azul de metileno. Foi feita a comparação visual de ambas as colorações ao microscópio óptico, buscando observar quais estruturas foram coradas e a qualidade em cada preparo. Conclui-se que microscópio artesanal é uma ferramenta acessível que pode ser usada em aulas práticas de ciências. O corante alternativo foi eficaz na coloração de células animais e vegetais, podendo ser facilmente adquirido para aulas envolvendo preparos histológicos para visualização ao microscópio.

Abstract

The aim of this study was to present the proposal of a handmade microscope for practical science classes and the possibility of staining microscopic organisms and structures with the use of a food dye. The equipment was based on models found on the Internet and in articles related to the subject. For biological material visualization tests using the handheld microscope, microscope slides were prepared for the fresh examination of Protorhabiditis sp. nematodes, in order to demonstrate the quality of the visualization. For the dye tests, slides containing both plant and human cells were assembled using both a blue food dye and methylene blue staining. Visual comparisons of both stainings were carried out under an optical microscope, in an attempt to observe which structures were stained and the quality of each preparation. This study concludes that the handmade microscope is an accessible tool that can be used in practical science classes. The alternative food dye was effective in the staining of both animal and plant cells, and can be easily acquired for classes involving histological preparation aiming at microscope visualization.

Palavras-chave

Aulas práticas, microscopia, coloração de material biológico.

Keywords

Practical classes, microscopy, biological material staining.

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