A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA E O REPENSAR DA PRÁTICA DOCENTE

The process of implementing a sequence of investigative education and the rethinking of the teaching practice

Autores: Giovane Pereira Rodes, Mirian do Amaral Jonis Silva e Junia Freguglia Machado Garcia

Este trabalho apresenta uma análise do processo de implementação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), desenvolvida junto a uma turma da primeira série do Ensino Médio em uma escola pública, localizada em Serra, Espírito Santo (ES). O estudo, de natureza qualitativa, decorre de uma pesquisa de mestrado profissional. Os dados foram produzidos por meio de filmagens das aulas, gravações em áudio, produções textuais dos alunos e diário de campo do professor. Os resultados demonstram que o processo de implementação da SEI contribuiu significativamente para potencializar a reflexão e a ressignificação da prática docente e a abordagem de conceitos físicos relativos à Hidrostática.

This paper analyses the process of implementing an investigative teaching cycle in a first year group of a public High School at the city of Serra, in the state Espírito Santo, Brazil. This qualitative study arises from a professional masters degree research. Data was built upon recorded lessons and audios, texts written by the students and field notes delivered by the teacher. Results show the process of implementing an investigative teaching cycle has remarkably contributed to enhancing teaching practice reflection and resignification as well as the Hydrostatic physical concepts approach.

Ensino de física, Ensino de ciências por investigação, Prática docente.

Physics teaching, Scientific inquiry teaching, Teacher practice.