The sequence of investigative teaching in a club of sciences: the problem of water that does not spill
Autores: Antonia Ediele de Freitas Coelho e João Manoel da Silva Malheiro
As atividades experimentais investigativas têm sido utilizadas por vários professores como uma estratégia didático-metodológica que visa alcançar, além de uma participação mais efetiva dos estudantes, um maior desenvolvimento do ensino e aprendizagem de diversas áreas da educação, sobretudo no ensino de Ciências. Enquadramos nossa pesquisa como qualitativa e, a mesma se desenvolveu a partir da análise de uma Sequência de Ensino Investigativo intitulada “O problema da água que não derrama”, que almejava que os estudantes pudessem identificar como se estabelece o processo da tensão superficial da água. A atividade foi realizada no Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” da Universidade Federal do Pará – campus Castanhal/Pa. Os alunos, participantes desta investigação, foram quarenta e cinco estudantes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram seguidas as etapas da experimentação investigativa, composta por sete momentos específicos. Os resultados demostram que os alunos manifestam conhecimentos científicos condizentes com a maneira como os professores-monitores mediam e organizam as atividades, evidenciados por meio da construção de hipóteses, concepções e ideias.
Experimental investigative activities have been used by several teachers as a didactic-methodological strategy that aims to achieve, besides a more effective participation of the students, a greater development of the teaching and learning of diverse areas of the education, mainly in the education of Sciences. We considered our research as qualitative, and it developed from the analysis of a sequence of investigative teaching entitled “The problem of water that does not spill”, who hoped that the students could identify how the process of surface tension of water is established. The activity was carried out in the Science Club “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” from the Federal University of Pará - Campus Castanhal/Pa. The students, participants in this research, were forty-five students of the 5º and 6º grade of elementary school. For that, the were followed the stages of investigative experimentation, composed of seven specific moments. The results show that students manifest scientific knowledge according with the way teachers-monitors measure and organize activities, evidenced through the construction of hypotheses, conceptions and ideas.
Ensino de Ciências; Experimentação Investigativa; Clube de Ciências.
Science teaching; Investigative Experimentation; Science Club.