INVERTEBRADOS BENTÔNICOS MARINHOS E O USO DIDÁTICO DO CORDEL: DIALOGANDO SABERES

Marine Benton Invertebrates and Cordels Didactic use: Talking Knowledge

Autores: Mirlene Kelly Ferro da Silva Lima e Hilda Helena Sovierzoski

Resumo

Nesta pesquisa são apresentadas informações referentes ao conhecimento dos estudantes em Zoologia e a aceitação do uso do cordel para essa finalidade. O presente artigo tem como objetivo analisar a compreensão de estudantes envolvidos na pesquisa sobre invertebrados bentônicos e o uso do cordel em sua abordagem educativa no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, localizada no município de Estrela de Alagoas, interior do estado de Alagoas, Brasil. Essa pesquisa foi baseada no processo investigativo, com aplicação de questionário sem intervenções das pesquisadoras. A análise dos resultados revela que uma porcentagem significativa dos estudantes envolvidos na pesquisa possui conhecimento sobre os animais invertebrados bentônicos, reforçando a ideia de que muitos apresentam uma bagagem de informações, que são adquiridas em seu entorno territorial e cultural. Outra questão destacada foi a utilização dos versos em cordel como de fácil leitura e compreensão por parte dos estudantes. Sendo assim, é importante dialogar saberes utilizando os conhecimentos adquiridos em seus entornos na construção de novos conhecimentos.

Abstract

In this research are presented information regarding the knowledge of the students in Zoology and the acceptance of the use of the cord for this purpose. This article aims to analyze the understanding of students involved in research on benthic invertebrates and the use of cordel in their educational approach in High School. The research was carried out in a public school located in the city of Estrela de Alagoas, in the state of Alagoas, Brazil. This research was based on the investigative process, being used the qualitative analysis, with application of questionnaire without interventions of the researchers. The analysis of the results reveals that a significant percentage of the students involved in the research have knowledge about benthic invertebrate animals, reinforcing the idea that many have a wealth of information that is acquired in their territorial and cultural environment. Another outstanding issue was the use of the verses in string as easy to read and understand by the students. Therefore, it is important to discuss knowledge using the knowledge acquired in their environments in the construction of new knowledge.

Palavras-chave

Abordagem educativa, conhecimentos, cultura.

Keywords

Educational approach, knowledge, culture.

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