Use of experimentation in science classes in the seventh year of fundamental education: developing scientific thinking
Autores: Natália Carvalho Rosas Quinquiolo
O uso da experimentação em aulas de ciências é uma importante ferramenta não só no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, mas também se apresenta como fundamental no desenvolvimento do pensamento cientifico dos estudantes. Muitos educadores propõem a aplicação de experiências visando resultados em roteiros rígidos, estabelecidos previamente, minimizando a participação do aluno de forma efetiva, contribuindo somente para reprodução mecanizada de procedimentos empíricos. Buscando demonstrar a importância da participação do aluno na problematização e levantamento de hipóteses, bem como estimular a interação dos estudantes com o ambiente natural, favorecendo o desenvolvimento do pensar cientificamente, o presente trabalho desenvolveu uma atividade experimental em uma aula de ciência no sétimo ano do ensino fundamental, proporcionando autonomia e protagonismos aos estudantes no processo na obtenção e análise dos dados e resultados.
The use of experimentation in science classes is an important tool not only in the process of teaching and learning of students, but also presents itself as fundamental in the development of students scientific thinking. Many educators propose the application of experiences focusing on results in rigid routes, previously established, minimizing student participation in an effective way, contributing only to mechanical reproduction of empirical procedures. The present work developed an experimental activity in a science class in the seventh year of middle education, providing autonomy and protagonism to the students in the process of obtaining the students participation in the problematization and raising of hypotheses, favoring the development of scientific thinking. and analysis of data and results.
Experimentação; Pensamento científico; Ensino fundamental.
Experimentation; Scientific Thinking; Middle school.