O “MISTERIOSO” UNIVERSO DOS FUNGOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

The "Mysterious" Universe of Fungi and the Teaching of Sciences: a Report of Experience

Autores: Viviane dos Anjos Silva, Gisely da Silva Santos, Ludmylla Ferreira de Souza Rodrigues e Simone Sendin Moreira Guimarães

Resumo

Muitas vezes, apresentados de maneira pontual, fragmentada e em poucas páginas do Livro Didático ou como um “apêndice” da botânica, os fungos ainda não têm um “lugar” no ensino de biologia na educação básica. Ensino esse que normalmente se apresenta fragmentado, descontextualizado e com ênfase em definições resultantes de processos construídos historicamente, mas que poucas vezes são considerados no ensino da área na escola. Nesse contexto, o trabalho apresentado teve como objetivo descrever e discutir uma proposta de atividade prática relacionada à Micologia que utiliza a história da ciência como abordagem. A atividade foi desenvolvida em uma escola da rede Estadual de Goiás, que tem parceria com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - Biologia, de uma universidade pública federal, e se constituiu em uma aula contendo atividades práticas planejadas e desenvolvidas em parceira com a professora supervisora, no decorrer do semestre. Como resultado dessa pesquisa, percebemos que a Micologia ainda é pouco explorada, e que atividades que valorizam essa temática são importantes para melhor compreensão de como se deu o processo de consolidação dessa área da ciência. Ao promover discussões acerca da construção do conhecimento científico, com uma abordagem histórica, percebemos que os alunos compreenderam que os conceitos relacionados à Micologia são uma produção da ciência, fruto do contexto histórico, político e cultural da sociedade. Porém, por se tratar de apenas uma aula, não conseguimos avaliar a apropriação de conceitos muito específicos da área. Mas, no geral, a atividade envolveu os alunos na compreensão da área (Micologia) e serviu para problematizar as visões que os alunos têm sobre como a ciência é produzida. Pudemos perceber que, com essa atividade, os estudantes conseguiram compreender que a ciência não é neutra e que está permeada por intencionalidades daqueles que a produz.

Abstract

Often presented in a punctual, fragmented way, in a few pages of the Didactic Book or as an "appendix" of botany, fungi do not yet have a "place" in biology teaching in basic education. This teaching is still fragmented, decontextualized and with emphasis on definitions resulting from historically constructed processes, but which are rarely considered in the teaching of the area in the school. In this context, the present work had the objective of describing and discussing a proposal of practical activity related to mycology that uses the history of science as an approach. The activity was developed in a school of the State of Goiás network, which has a partnership with the Institutional Program of Initiatives for Teaching (PIBID) Biology of the Federal University, and was a sequence of practical activities planned and developed in partnership with the supervising teacher during the semester. As a result we realize that mycology is still little explored, and that activities that value this theme are important for a better understanding of how the process of consolidation of this area of science took place. Promoting discussions about the construction of scientific knowledge, with a historical approach, provides a better understanding of the production of science, fruit of the historical, political and cultural context of society. In addition to contributing to the conceptual change that students often have about what it is to be a scientist and how science is produced, we could see that with this activity students have been able to understand that science is not neutral, permeated by intentionalities of those who produce it.

Palavras-chave

História da Ciência; Ensino de Biologia; Micologia

Keywords

History of Science; Teaching of Biology; Mycology

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