A Didactic Sequence on dengue developed in the 5thYear of Elementary Education
Autores: Silvana Roberto, Fernando J. da Paixão e Jorge Megid Neto
A pesquisa em ensino de ciências tem mostrado que os alunos não incluem o conhecimento escolar no seu dia a dia. Com isso estão perdendo cada vez mais o interesse em aprender ciências na escola. Diante dessa inquietação, nos propusemos a desenvolver uma pesquisa experimental sem grupo controle, com o desenvolvimento e análise de uma Sequência Didática (SD) sobre o tema dengue. O trabalho teve como um dos objetivos específicos contribuir com o processo de ensino e aprendizagem através das interações ocorridas entre alunos e alunos/professora. Participaram da proposta alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Campinas. Para análise interpretativa dos dados obtidos, utilizamos Lev Vigotski como referencial teórico, tendo como reflexão as interações ocorridas entre os participantes das ações educativas. Diante dos resultados obtidos, os alunos denotaram interesse e curiosidade pelo tema, espírito investigativo, colaborativo e crítico na aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Foi possível perceber mudanças de concepções e atitudes, observadas também fora do ambiente escolar por meio dos diálogos entre alunos e comunidade.
Research in science education has shown that students do not include school knowledge in their daily lives. With this they are losing more and more the interest in learning sciences, consequently, this demotivation may reflect in the other school years. In view of this concern, we set out to develop experimental research without a control group, with the elaboration of a Didactic Sequence (SD) on the subject of dengue. This work had as one of the specific objectives to contribute with the process of teaching and learning through the interactions between students and students / researcher. Participants in the research were students from the 5th year of elementary school at a public school in Campinas. For an interpretive analysis of the data obtained, we used Lev Vygotsky as our theoretical reference, with as a reflection the interactions that took place among the participants in the educational actions. Given the results obtained, the students showed interest and curiosity about the theme, involvement and learning of the contents worked. It was possible to perceive changes of conceptions and attitudes, observed also outside the school, through the dialogues between students and community.
Sequência didática, dengue, anos iniciais do ensino fundamental, ensino de ciências.
Didactic sequence, dengue, elementary school, science education.