Análise de uma experiência visando a introdução da linguagem da ciência nas séries iniciais do ensino fundamental

An analysis of a teaching experience aimed at introducing science language in early primary school classrooms

Autores: Lorena Fernandes Martins, Isabel Martins

Este trabalho apresenta e analisa uma experiência didática realizada com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, localizado no Rio de Janeiro, visando ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à aquisição de elementos de linguagem científica no contexto de atividades que estimulam a escrita de relatos de observação de fenômenos físicos em sala de aula. O material empírico são textos elaborados por dez alunos ao final de uma sequência didática sobre mudanças de fases físicas da água e sobre o ciclo da água. A análise discute entidades mobilizadas e eventos destacados nas explicações construídas pelos alunos e revela até que ponto os estudantes se apropriaram dos novos conceitos e da nova linguagem trabalhadas ao longo da seqüência didática. Os resultados mostram que os textos elaborados revelam aspectos fundamentais do entendimento dos estudantes, especialmente no que diz respeito ao hibridismo dos seus textos, essenciais para o planejamento de ações didáticas visando à familiarização e à aquisição da linguagem científica.

This paper analyses a teaching experience which was conducted with early primary school Brazilian students aimed at developing skills related to the acquisition of scientific language and based upon both observation and writing activities about physical phenomena. Data consists of texts, written by ten students at the end of a didactic sequence on ?physical state changes? about the water cycle. Our analyses discusses students? explanations in terms of (i) entities and events singled out in their texts; (ii) language aspects, including new vocabulary and sentence structure and; (iii) conceptual appropriation of ideas explored in the teaching sequence. Results reveal fundamental aspects of students? understandings, mainly related to the hybrid character of their texts, which are essential for the planning of teaching strategies to promote scientific language acquisition.

linguagem científica; ensino de ciências; textos escritos; mudanças de fases; séries iniciais do ensino fundamental

scientific language; science teaching; written texts; changes of phase; early primary school