A PESCA DOS IKPENG COM CIPÓ TIMBÓ-AÇU: ELEMENTOS DA CULTURA E DA NATUREZA QUE PODEM SER UTILIZADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Ikpeng fishing with timbó-açu vine: elements of culture and nature that can be used in science teaching

Autores: Kavisgo Txicão e Marcelo Franco Leão

Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever os aspectos científicos envolvidos na pesca com timbó-açu praticada pelos Ikpeng, passíveis de serem explorados no ensino de ciências. O povo Ikpeng fica estabelecido no município de Feliz Natal, em uma área pertencente ao Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso. Esse estudo, descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, foi desenvolvido nos anos de 2014 e 2015. Sobre os aspectos biológicos, essa planta é considerada um cipó, cujo nome é timbó-açu (Sapindaceae), possui substâncias químicas, conhecidas como timboína e rotenona, que paralisam os peixes. O estudo também permitiu descrever características básicas, tais como os nomes populares, na língua materna e científica, tamanho e tempo médio que as espécies de peixes capturadas levam para flutuar. O estudo permitiu constatar que os conhecimentos científicos podem ser melhor compreendidos quando o estudo das ciências da natureza envolve elementos culturais presentes no cotidiano, a exemplo da pesca com timbó-açu.

Abstract

The aim of this study is to describe the scientific aspects that are involved in fishing with timbó-açu that the Ikpeng practice that carry the possibility of being explored in sciences teaching. The Ikpeng are established in the Feliz Natal municipality in an area that belong to the Xingu National Park in Mato Grosso. It is a descriptive, exploratory study from a qualitative approach developed in 2014 and 2015. From a biological standpoint, that plant is considered to be a vine that is called timbó-açu (Sapindaceae). The chemical substances that cause a paralyzing effect on the fish are timboine and rotenone. The study also allowed for the description of basic characteristics, such as the popular names in both mother and scientific languages, size and average time period that the fish species take to float. The study found that scientific knowledge may be better comprehended when the study of nature sciences involve cultural elements that are present in the daily routine, i.e., fishing with timbó-açu.

Palavras-chave

Aspectos científicos, ensino de ciências, cultura indígena.

Keywords

Scientific aspects, teaching of sciences, indigenous culture.

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