COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA ESCOLAR PARA OS ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - O PAPEL DAS ENTREVISTAS

Collaboration of the Community in the Organization of a School Proposal for the Last Years of Elementary School - the Role of Interviews

Autores: Adriano Marcus Stuchi e Maria José P. M. de Almeida

Resumo

Este estudo parte do reconhecimento das dificuldades associadas ao ensino de conteúdos da Física na disciplina ciências do Ensino Fundamental II. Nele buscamos compreender como alguns aspectos da história da cidade onde as informações foram coletadas podem contribuir para o desenvolvimento desse ensino. Formulamos a seguinte questão de estudo: como representações de moradores e docentes sobre uma usina hidroelétrica, desativada na cidade em que eles vivem, podem contribuir para a elaboração de atividades possíveis de serem trabalhadas nos anos finais do ensino fundamental? O apoio teórico-metodológico pautou-se em princípios e noções da análise de discurso, a partir de textos de Eni Orlandi. Os dados do estudo foram construídos com base em entrevistas, realizadas a moradores e a professores de uma escola municipal dessa cidade. É evidenciada a contribuição dessas entrevistas para construção de uma proposta de ensino

Abstract

This study starts from the recognition of the difficulties associated to the teaching of contents of physics in science discipline on elementary school. In it we seek to understand how some aspects of the history of the city where the information was collected can contribute to the development of this teaching. We formulate the following question of study: how representations of residents and teachers about a hydroelectric power plant, deactivated in the city where they live, can contribute to the elaboration of possible activities to be worked in the final years of elementary school? The theoretical-methodological support was based on principles and notions of discourse analysis, based on texts by Eni Orlandi. The data of the study were constructed based on interviews, carried out to residents and teachers of a municipal school in that city. It is evidenced the contribution of these interviews to the construction of a teaching proposal.

Palavras-chave

Ensino Fundamental II; Física; Usina hidroelétrica; Entrevistas.

Keywords

Elementary School; Physics; Hydroelectric Power Plant; Interviews.

Texto em PDF