A EXPERIÊNCIA DE ENSINAR E APRENDER NO PIBID: O ENSINO DE CIÊNCIAS E DA BIOLOGIA

A Teaching Experience and Learn in Pibid: The Science Education and Biology

Autores: Géssica Oliveira Bezerra e Lúcia Gracia Ferreira

Resumo

O Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) vem demonstrando ser um importante programa de formação continuada para licenciandos. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa que teve como objetivo identificar a contribuição do subprojeto “Vivenciando a Experimentação em Ciências e Biologia”, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para o processo formativo dos estudantes participantes. Para a coleta dos dados, utilizamos como instrumento os questionários que foram respondidos por 12 bolsistas em dois momentos: o primeiro, em setembro de 2012, quando se iniciou o subprojeto, com questões dos eixos sobre “perfil” e a “formação”; e o segundo, em fevereiro de 2014, final do subprojeto, com os eixos sobre as “experiências vividas” e a “avaliação do PIBID”. Analisando os resultados verificamos que o este subprojeto contribuiu para a formação dos bolsistas participantes, proporcionando a vivências sobre a profissão docente. Constatamos que esse programa também colaborou para melhorar a dinâmica das escolas vinculadas, motivando novas posturas dos professores em exercício, que passaram a desenvolver outras metodologias de ensino, tornando o processo de ensino-aprendizagem dos alunos mais significativos. Recomendamos que novas pesquisas sejam realizadas com enfoque nas contribuições do PIBID para formação continuada e para aprendizagem dos alunos da Educação Básica; e, também sobre a influência da formação proposta pelo PIBID nas discussões curriculares para os cursos de licenciatura.

Abstract

The Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID) has proven to be an important continuing education program for undergraduates. In this context, we conducted a survey that aimed to identify the contribution of the sub-project "Experiencing Experimentation in Science and Biology", the State University of Bahia (UESB) for the formation process of participating students. To collect the data, we use as a tool the questionnaires that were answered by 12 scholars in two stages: the first, in September 2012, when it started the subproject with issues of axes on "profile" and "training"; and the second in February 2014, the end of the subproject, with the axes of the "experiences" and "evaluation of PIBID". Analyzing the results, we found that this subproject contributed to the formation of the participants Fellows, providing experiences on the teaching profession. We note that this program also helped to improve the dynamics of linked schools, encouraging new attitudes of practicing teachers, who have to develop other teaching methodologies, making the teaching-learning process of the most significant students. We recommend that further research be conducted focusing on PIBID contributions to continuing education and student learning of basic education, and also on the influence of the training offered by PIBID in curricular discussions for degree courses.

Palavras-chave

Ensino de Ciências e Biologia. Formação Docente. PIBID.

Keywords

Science and biology teaching. Teacher Training. PIBID.

Texto em PDF