POTENCIALIDADES DA COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PROBLEMATIZADA PARA DISCUTIR CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Potentialities of Problematized Quantum Computing to Discuss Science, Technology and Society

Autores: Andiara Pereira dos Santos Cardoso, Paulo Celso Ferrari e Norton Gomes de Almeida

Resumo

Esse artigo trata de uma pesquisa inicial que visa investigar as potencialidades da computação quântica no Ensino Médio para discutir as complexas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para esse intento, lançamos mão de uma sequência didática estruturada de acordo com os Três Momentos, baseada na filosofia educacional freireana, para problematizar o computador quântico. Essa sequência didática foi desenvolvida em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública. Os dados foram obtidos por meio de questionários e uma gravação em vídeo, submetidos à análise de conteúdo. Com essa pesquisa inicial pudemos inferir que: i) a problematização do computador quântico pode auxiliar no entendimento de conceitos técnicos e científicos, fornecendo condições para participação pública; ii) pode gerar possibilidades de mitigar visões ingenuamente otimistas das inovações tecnocientíficas e iii) permite levar discussões que não se limitam aos impactos da pós-produção, reivindicando participação na definição da agenda de pesquisa.

Abstract

This article deals with an initial research that investigates the potentialities of quantum computation in High School to discuss the complex relations between Science, Technology and Society (STS). For this purpose, we used a didactic sequence structured according to the Three Moments, based on the Freirean educational philosophy, to problematize the quantum computer. This didactic sequence was developed in a first year high school class in a public school. The data were obtained through questionnaires and a video recording, submitted to content analysis. With this initial research we could infer that: i) the problematization of the quantum computer can help in the understanding of technical and scientific concepts, providing conditions for public participation; ii) can generate possibilities for mitigating naively optimistic visions of techno-scientific innovations; and iii) allows discussions to be carried out that are not limited to the impacts of post-production, claiming participation in the definition of the research agenda.

Palavras-chave

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Computação Quântica, Três Momentos Pedagógicos.

Keywords

Science, Technology and Society (CTS), Quantum Computation, Three Pedagogical Moments.

Texto em PDF