OS MOMENTOS PEDAGÓGICOS ASSOCIADOS ÀS DINÂMICAS DE GRUPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ENSINO DA ÓPTICA

The pedagogical moments associated to group dynamics: an account of experience with teaching optics

Autores: Reginaldo de Oliveira Borges e Hamilton Perez S. Corrêa

Este trabalho de pesquisa apresenta uma estratégica de ensino para a abordagem de conceitos da óptica a partir da temática “Visão e suas anomalias”. A pesquisa foi desenvolvida no contraturno em uma escola pública da cidade de Campo Grande-MS, com adesão de 15 alunos oriundos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. Durante o desenvolvimento da pesquisa, articularam-se os Três Momentos Pedagógicos (3MP), por meio de dinâmicas de grupo, para abordar elementos do contexto escolar e social dos educandos. Ao longo do desenvolvimento das dinâmicas, foram realizadas rodas de conversa que propiciaram momentos de reflexão com os educandos, permitindo confrontarem suas ideias e concepções sobre como as anomalias visuais afetam o dia a dia das pessoas e as dificuldades por elas enfrentadas na busca de tratamento, em particular, pela população menos favorecida economicamente. Realizou-se a coleta de dados, a partir de relatos orais e escritos, durante os momentos pedagógicos Problematização Inicial (PI) e Aplicação do Conhecimento (AC), sendo analisados em uma abordagem descritiva. A partir dos relatos analisados durante o momento pedagógico AC, pode-se observar uma compreensão ampliada da realidade e incorporada ao aprendizado, que culminou na construção de um discurso crítico social pelos educandos.

This research presents a teaching strategy to approach concepts of optics from the theme "Vision and its anomalies". The research was developed in the public school in the city of Campo Grande-MS, with the participation of 15 students from the first, second and third year of high school. During the development of the research, the Three Pedagogical Moments (3MP) were articulated, through group dynamics, to address elements of the students school and social context. Throughout the development of the dynamics, talk wheels were held that provided moments of reflection with the students, allowing them to confront their ideas and conceptions about how visual anomalies affect people daily lives and the difficulties they face in the search for treatment, in particular, by the economically disadvantaged population. Data were collected from oral and written reports during the pedagogical moments of Initial Problematization (PI) and Application of Knowledge (CA), and were analyzed in a descriptive approach. From the reports analyzed during the pedagogical period AC, one can observe an extended understanding of the reality and incorporated to the learning, that culminated in the construction of a critical social discourse by the students.

Educação Freireana Problematizadora. Ensino de Ciências. Ensino de Física.

Freire educational questioning. Teaching Science. Teaching Physics.