The Study of Physical Concepts in the Junior High School using Ludic Tools
Autores: Carlos Roberto da Silveira Junior
A Física se mostra presente no dia a dia de diferentes formas e máquinas e equipamentos. Porém, o ensino de Física para as séries iniciais do ensino fundamental, mesmo sem envolvimento de cálculos matemáticos, representa um desafio. A Física pode ser apresentada para esses alunos de uma forma mais simples, lúdica e conceitual. O objetivo desse artigo foi analisar a utilização da ludicidade via desenhos animados, jogos computacionais e máquinas simples, como instrumentos metodológicos para o ensino de conceitos de Física relacionados à mecânica, no ensino fundamental I. Para tanto a metodologia faz uso de uma abordagem construtivista em que são apresentadas aos alunos três ferramentas na seguinte sequência: a) cenas de desenhos animados populares; b) o jogo computacional Caracol Bob e c) máquinas simples. Foi avaliado o grau de abstração de conceitos de Física ante a apresentação e demonstração de cada uma das ferramentas, em que o tutor da atividade questionava os alunos em relação a cada um dos cenários. A proposta foi aplicada com alunos do quinto ano e avaliada utilizando-se como fonte de dados qualitativos as gravações das falas dos alunos e do tutor. Como resultados percebeu-se que o lúdico pode simplificar e contextualizar conceitos considerados complexos, possibilitando que os mesmos sejam ensinados em séries iniciais. A interação com máquinas simples fornece bases de construção dos conceitos científicos pelos alunos, permitindo que possam perceber de forma mais clara a presença de ações relacionadas à Física nas outras ferramentas.
The physical education for the early grades of elementary school, even without involvement of mathematical calculations, is a challenge. However, the physical part of the day-to-day these students and this shows up on multiple machines that they do use. The physics can be presented to these students in a more simple, playful and conceptual way. The aim of this paper is to analyze the use of playfulness via cartoons, computer games and simple machines such as methodological tools for teaching physics concepts related to mechanics, in elementary school I. Therefore the methodology uses a constructivist approach that are presented to students three tools in the following sequence: a) popular cartoon scenes; b) the computer game Snail Bob c) simple machines. We evaluated the degree of abstraction of physical concepts before the presentation and demonstration of each tool, in which the tutor activity challenged students for each of the scenarios. The proposal was applied with fifth graders and evaluated using as source of qualitative data recordings of speeches of the students and the tutor. As result is noticed that the ludic can simplify and contextualize concepts considered complex, enabling them to be taught in the early grades. Interaction with the simple machines provide building bases of scientific concepts by students, allowing can perceive more clearly the presence of actions related to physics in other tools.
Física, jogo educacional, máquinas simples.
educational game, simple machines, Physics.