MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO MOVIMENTOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA CENTRADA EM EXPERIMENTOS

Motivation and learning of contents movements through a didactic sequence centered in experiments

Autores: Edson Gonçalves, Sênita Folquenim e Alcides Goya

Resumo

Este trabalho descreve as contribuições de uma sequência didática, inspirada no contexto teórico da multimodalidade e múltiplas representações e centrada em três experimentos. Foi aplicada numa turma do terceiro ano do curso de formação de docentes integrado ao ensino médio modalidade normal. Os dados foram coletados principalmente por meio de dois questionários. O primeiro, sobre a motivação para aprender Física e estratégia de estudo, exigiu respostas em escala Likert. O segundo, sobre os conceitos do conteúdo movimentos, deu abertura para respostas discursivas. As respostas do primeiro questionário e parte do segundo foram analisadas quantitativamente. A análise qualitativa foi realizada a partir das respostas a duas perguntas do segundo questionário. Os resultados evidenciaram que essa sequência pode ser uma alternativa no processo de ensino e aprendizagem de Física para o ensino médio nas escolas públicas, principalmente às mais carentes em laboratórios de Física.

Abstract

This paper describes the contributions of a didactic sequence, inspired by the theoretical context of multimodality and multiple representations and centered in three experiments. It was applied in a class of the third year of the course of teacher training integrated to the high school normal modality. The data were collected mainly through two questionnaires. The first, on the motivation to learn physics and study strategy, required responses on a Likert scale. The second, on the concepts of content movements, gave openness to discursive responses. The answers of the first questionnaire and part of the second questionnaire were analyzed quantitatively. The qualitative analysis was carried out from the answers to two questions of the second questionnaire. The results showed that this sequence can be an alternative in the process of teaching and learning physics to high school in public schools, especially to those most in need in physical laboratories.

Palavras-chave

movimentos, motivação, aprendizagem.

Keywords

movements, motivation, learning.

Texto em PDF