UNIDADE DIDÁTICA: A VISIBILIDADE DO OVÓCITO NO PROCESSO DE FECUNDAÇÃO HUMANA

Teaching unit: The visibility of the oocyte in the process of human fecundation

Autores: Ana Paula Oliveira dos Santos e Bettina Heerdt

Resumo

Compreendemos gênero como uma construção histórica, social e cultural que envolve relações de poder entre homens e mulheres. A Ciência como um empreendimento humano, construída por homens e mulheres, não está imune às relações desiguais de gênero, que é culturalmente androcêntrica. Conhecimentos da Biologia podem ser influenciados pelas questões de gênero de forma acentuada, pois muitas vezes, os fatores biológicos são usados para reafirmar discriminações e estereótipos construídos socialmente. O processo de Fecundação Humana é um exemplo, na maioria das descrições o ovócito e o corpo feminino são invisibilizados. No desenvolvimento desta pesquisa a questão proposta foi: como elaborar uma unidade didática envolvendo as questões da Natureza da Ciência e gênero na Ciência no processo de Fecundação Humana que possibilite uma noção de Ciência mais equânime? Nesta pesquisa buscamos elaborar uma unidade didática, com base nos referenciais teóricos da História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulados às epistemologias feministas da Ciência utilizando o conhecimento historicamente construído de Fecundação Humana. A unidade didática elaborada aborda de maneira explícita e reflexiva aspectos da Natureza da Ciência, principalmente aqueles que possuem um consenso na comunidade científica e que evidenciam questões de gênero na construção do conhecimento de Fecundação Humana. O objetivo é a de desconstruir visões estereotipadas dos gametas e combater situações de desigualdade e preconceito de gênero presentes na Ciência e no Ensino de Ciências e Biologia.

Abstract

We understand gender as a historical, social and cultural construct that involves power relations between men and women. Science as a human enterprise, built both men and women, is not immune to unequal gender relations, which is culturally androcentric. Knowledge of biology can be strongly influenced by gender issues, as biological factors are often used to reaffirm socially constructed discriminations and stereotypes. The process of Human Fertilization is an example, in most descriptions the oocyte and the female body are invisible. In the development of this research the proposed question was: How can we elaborate a didactic unit involving the questions of the Nature of Science and gender in Science in the process of Human Fertilization that makes possible a more equanimous notion of Science? In this research we seek to elaborate a didactic unit, based on the theoretical references of History, Philosophy and Sociology of Science articulated the feminist epistemologies of Science using the historically constructed knowledge of Human Fertilization. The didactic unit was elaborate in an explicit and reflexive way aspects of the nature of Science, especially those that have a consensus in the scientific community and that evidence questions of gender in the construction of the knowledge of Human Fertilization. The objective is to deconstruct stereotypes visions of gametes and combat situations of gender inequality and prejudice in Science and in Science and Biology Teaching.

Palavras-chave

Educação Científica; Gênero e Ciência; Gênero no Ensino de Biologia.

Keywords

Scientific Education, Gender and Science, Gender and Science Education.

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