RESSONÂNCIA EM TUBOS DE GARRAFAS “PET”: UMA OPÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA TUBOS DE KUNDT

Resonance in “Pet” bottle tubes: A low cost option for Kundt tubes

Autores: Claudia Santos do Nascimento Vilas Bôas e Moacir Pereira de Souza Filho

Resumo

Neste artigo trouxemos três objetivos descritos por Delizoicov e Angotti para uma aula experimental (configurar conhecimentos prévios, gerar conflitos e problematizar) juntamente com uma proposta de atividade que, mediante a realização de alguns ajustes identificados como necessários, será capaz de atender aos três objetivos propostos e promover a aprendizagem do conceito de ressonância. Esta atividade utiliza um tubo de garrafa pet como opção de baixo custo para a observação do fenômeno de ressonância em um tubo de Kundt. Com a aplicação desta atividade ficou evidente que a aula experimental dá ao aluno uma motivação muito maior que a aula meramente expositiva, sendo a aula experimental capaz de sensibilizar o aluno à aprendizagem mediante a vivência do conceito a ser apreendido.

Abstract

In this article we have covered three objectives described by Delizoicov and Angotti for an experimental class (configure prior knowledge, generate conflicts and problematize) along with a proposal of activity that, through some adjustments identified as necessary, will be able to comply with the three objectives proposed and promote acquisition of the resonance concept. This activity uses a PET bottle tube as a low cost alternative for the observation of the resonance phenomenon in a Kundt tube. By applying this activity, it was evident that the experimental class provides the student a greater motivation than the merely expositive class, and the experimental class can stimulate the student to learning through the experience of the concept to be seized.

Palavras-chave

Aula experimental; Aprendizagem; Ressonância.

Keywords

Experimental class; Learning; Resonance.

Texto em PDF