O ENSINO DE ACÚSTICA NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA POR MEIO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE BAIXO CUSTO

The teaching of Acoustics in average education of the public network by music instruments of low cost

Autores: Michele Maria Paulino Carneiro Moreira e Mairton Cavalcante Romeu

Resumo

A Acústica é a parte da Física que aborda as ondas sonoras e suas propriedades. Portanto, sendo útil para explicar fenômenos presentes em diversos ambientes frequentados pelos estudantes. Nesse sentido, foi elaborada uma proposta que usou os conhecimentos musicais dos alunos como ponto de partida, buscando gerar uma relação entre o conhecimento científico e o cotidiano, além de criar uma predisposição para a aprendizagem. Como atividade prática foi proposto que cada grupo de alunos, em sala de aula, construísse um instrumento musical rústico, servindo como motivação para o Ensino de Acústica. Duas turmas de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública participaram da atividade, e foram avaliadas após as aulas. Em uma turma a aula foi exclusivamente tradicional. E na outra, além da exposição do conteúdo, realizaram-se a prática experimental. Ambas obtiveram bons resultados na avaliação escrita. No entanto, os alunos que participaram da aula prática mostraram-se muito mais motivados, de acordo com o questionário de opinião.

Abstract

Acoustics is the part of physics that deals with sound waves and their properties. Therefore, being useful to explain phenomena present in several environments frequented by students. In this sense, a proposal was made that used the musical knowledge of the students as a starting point, seeking to generate a relationship between scientific and everyday knowledge, as well as creating a predisposition for learning. As a practical activity it was proposed that each group of students, in the classroom, construct a rustic musical instrument, serving as a motivation for the Teaching of Acoustics. Two classes of students of the second year of high school in a public school participated in the activity, and were evaluated after classes. In one class the class was exclusively traditional. And in the other, besides the exposure of the content, the experimental practice was carried out. Both obtained good results in the written evaluation. However, the students who participated in the practical class were much more motivated, according to the opinion questionnaire.

Palavras-chave

Acústica, instrumento musical de baixo custo, ensino.

Keywords

acoustics, musical instrument low cost, teaching.

Texto em PDF