SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDANDO AS MICROONDAS

Computer simulations in chemistry: Studying microwaves

Autores: Lilian Borges Brasileiro e Joice Chaves Matias

A literatura tem relatado dificuldades dos estudantes na elaboração conceitual de alguns fenômenos químicos, especialmente em função do uso de modelos e entidades submicroscópicas, como átomos e moléculas. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm sido apontadas como estratégias didáticas que podem colaborar nos processos de aprendizagem de ciências e, nesse sentido, o presente trabalho apresenta a experiência de utilização de uma simulação computacional em aulas de Química com estudantes do ensino médio. Foi elaborada uma atividade para discutir as interações entre radiações eletromagnéticas e matéria, a partir de um problema cotidiano: como um alimento é aquecido no forno de microondas? O uso da simulação mostrou-se efetivo na melhoria da compreensão dos estudantes a respeito do fenômeno discutido e a maioria avaliou o recurso favoravelmente.

Literature reports that students usually demonstrate difficulties in the conceptual elaboration of some chemical phenomena, especially those that use submicroscopic models and entities, such as atoms and molecules. Information and Communication Technologies (ICT) are been successfully used as didactic strategies in science learning processes. This work presents an experience of using a computational simulation in high school chemistry classes. It was developed an activity to discuss about the interaction between electromagnetic radiation and matter, using a daily problem: how can a microwave oven heat food? The employed simulation was effective in improving students understanding the phenomenon discussed and most of them evaluated this educational resource favorably.

Ensino de Química, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Simulação computacional, Microondas.

Chemistry teaching, Information and Communication Technologies (ICT), Computer simulation, Microwaves.