A EXPERIMENTA��O EM QU�MICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA A COMPREENS�O DA ACIDIFICA��O DOS OCEANOS

Experimentation in chemistry as a teaching methodology for understand ocean acidification

Autores: Talissa Naomi Oka, Alessandro Vieira Neiverth, Camila Fabricio Kerkhoff, Eliane do Rocio Alberti Comparin e Guilherme Sippel Machado

Resumo

A experimenta��o � uma metodologia de ensino amplamente utilizada na �rea de qu�mica, e pode ser empregado tamb�m na abordagem de temas relativos � conscientiza��o ambiental dos estudantes. Neste sentido, o presente trabalho traz uma proposta de experimento utilizando um indicador natural �cido-base de feij�o preto, que pode ser empregado pelos estudantes para avaliar se solu��es inicialmente desconhecidas para estes apresentam car�ter �cido ou b�sico. Dentre as solu��es testadas est� a �gua do mar, que apresenta car�ter b�sico. Sendo que, a partir da constata��o deste fato pelos estudantes, posteriormente pode-se ocorrer a discuss�o da tem�tica ambiental, com abordagem espec�fica da acidifica��o dos oceanos.

Abstract

Experimentation is a teaching methodology widely used in chemical science, being employed also in the approach to students environmental awareness. In this sense, the present work shows an experimental propose using a natural acid-basic indicator based on black bean. Students to evaluate if initially unknown solutions presents acidic or basic characteristics can use the indicator. Among the solutions tested is seawater that shows basic characteristic. From this finding by students, subsequently the discussion of the environmental theme can occur, with specific approach of ocean acidification.

Palavras-chave

Indicadores �cido-base; Conscientiza��o Ambiental; Acidifica��o dos Oceanos.

Keywords

Acid-basic Indicators; Environmental Awareness; Ocean Acidification.

Texto em PDF