Field practice in ecology classes: an analysis from Amazonian ecosystems
Autores: Jean Dalmo de Oliveira Marques, Alexandre Nicolette Sodré Oliveira e Lucilene da Silva Paes
Este trabalho objetivou investigar as contribuições de uma atividade prática de campo, de caráter investigativo, em ecossistemas amazônicos, como mecanismo facilitador do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de ecologia ministrados no curso de biologia. O estudo foi desenvolvido a partir da aplicação de roteiro e questionários contendo questões abertas e fechadas, baseados nas características dos ecossistemas utilizados. Os resultados obtidos demonstraram que a prática de campo representou um mecanismo facilitador para a compreensão de conteúdos de ecologia, proporcionando uma melhor abordagem interativa entre aluno e professor, oportunizando o reconhecimento de ecossistemas característicos da região, que antes não eram conhecidos pelos alunos.
This study aimed to investigate the contributions of a field practical activity of an investigative character field, in different Amazonian ecosystems, as a mechanism facilitating of the ecology contents teaching and learning process taught in biology course. The study was developed from the script application and questionnaires containing open and closed questions, based on the characteristics of ecosystems used. The results showed that the field practice was a facilitating mechanism for understanding the ecology content, providing a better interactive approach between student and teacher, providing opportunities for the recognition of characteristic ecosystems of the region, which were not previously known by the students.
Ensino de ecologia; Prática investigative; Ecossistemas amazônicos.
Ecology teaching; Inquiry activities; Amazonian ecosystems.