A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO SERTÃO NORDESTINO: NARRATIVAS DO PROJETO “BIOFOTOGRAFIA”

Photography as a tool for biology teaching in the northeastern region of brazil: narratives of a biofotography project

Autores: Francisca Patricia ferreira Silva e Raphael Alves Feitosa

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o contributo obtido por meio do "Projeto Biofotografia" a participante bolsista, na apreciação, do contexto do sertão cearense na forma de uma narrativa que se coloca na intersecção entre a formação docente, dessa integrante do Pibid, e do ensino-aprendizagem de Biologia através de uma ferramenta artística. Apresenta-se a correlação entre aulas teóricas e práticas, senso a última com uso de fotografias. O referido projeto buscou uma articulação entre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e os estudantes da rede pública de ensino da cidade de Jaguaribe-CE pelo período de 2014 e 1015. Foram abordados conteúdos de Ecologia e Botânica, além disso técnicas de fotografia, voltadas para o bioma Caatinga e, durante as aulas de campo, os alunos puderam usar seus celulares para registrar fotos de objetos, paisagens e organismos relacionados com a temática de cada encontro. Para verificar sua eficiência, houve a aplicação de dois tipos de questionários sobre biologia a discentes que não participaram do projeto: um que possuía fotos para exemplificar as perguntas e outro apenas com as questões. Conclui-se que houve maior número de acertos nos questionários contendo as ilustrações. De forma adicional, os bolsistas consideraram, segundo registro das observações deles no andamento das atividades propostas - que o uso da fotografia concorreu positivamente para a aprendizagem. Ademais, tendo em vista os docentes da escola, na qual o projeto foi desenvolvido, expressaram em reuniões do professorado, que notaram maior envolvimento dos bolsistas no que se refere à participação ativa nas atividades escolares, principalmente aquelas relacionadas à Biologia. Isso comprova que os recursos usados na metodologia e um complexo de ações mobilizadas pelos pibidianos asseguraram o resultado positivo no processo de ensino.

Abstract

The present article aims to analyze the contribution obtained through the "Bio photography Project", the scholarship participant in the appreciation of the context of the interior of the state of Ceará in the form of a narrative that stands at the intersection between teacher training, that member of the PIBID, and teaching-learning of Biology through an artistic tool. It presents the correlation between theoretical and practical classes, the latter with the use of photographs. This project sought a link between the Institutional Scholarship Initiative Program (PIBID) and the students of the public-school system of the city of Jaguaribe-CE for the period of 2014 and 1015. Ecology and Botany contents were also addressed, in addition, photography techniques focused on the Caatinga biome, and during the field lessons, students were able to use their cell phones to record photos of objects, landscapes, and organisms related to the theme of each encounter. To verify its efficiency, two types of questionnaires on biology were applied to students who did not participate in the project: one that had photos to exemplify the questions and another only with the questions. It was concluded that there were more correct answers in the questionnaires containing the illustrations. In addition, the scholarship holders considered, according to their observations on the progress of the proposed activities, that the use of the mobile had a positive effect on learning. In addition, in view of the teachers of the school in which the project was developed, they expressed in faculty meetings that they noticed a greater involvement of the scholarship holders in the active participation in school activities, especially those related to Biology. This proves that the resources used in the methodology and a complex of actions mobilized by the pibidianos ensured the positive result in the teaching process.

Palavras-chave

Formação docente; Ensino de Ciências; Pibid.

Keywords

Teachers training; Science teaching; Pibid.

Texto em PDF