Practices of Stimulation to Environmental Awareness with Students of the Initial Years of Fundamental Education
Autores: Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso e Karina Braccini Pereira
A forma como as sociedades utilizam o meio ambiente é um tema que, felizmente, continua em discussão. Parece, no entanto, perder força ou importância na mídia e nas salas de aula. Disso, surge a necessidade de prosseguir com o debate e estimular as crianças, futuras gerações, a pensar criticamente sobre as questões ambientais; sobretudo, a respeito da produção e do descarte dos resíduos sólidos. Este trabalho intentou, a partir de pesquisas teóricas e do levantamento de dados prévios e posteriores resultante de atividades práticas com educandos do 3º ano dos anos iniciais, investigar os principais aspectos do tema e construir com os educandos o conhecimento necessário para que eles se tornem agentes na preservação do meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido com quatorze meninos e com cinco meninas de uma turma com idade entre 8 e 9 anos. Foram utilizados materiais diversos com a intenção de ampliar os modos de obtenção de conhecimento, dentre eles: livros, sites, revistas e artigos científicos (para o desenvolvimento teórico); jogos, brincadeiras, “garrafas PET”, papéis do tipo “cartolina” e lápis de colorir (para as atividades práticas). As observações foram registradas em um caderno, utilizado como base para as conclusões do trabalho. No decorrer de todas as atividades práticas, foram realizados registros fotográficos dos educandos, utilizados para exposição da pesquisa. A Teoria Construtivista de Lev Vygotsky foi o fundamento teórico adotado para embasar o desenvolvimento deste trabalho, pois discorre sobre o processo de interação entre educador e educandos – o que se relaciona, claramente, com a pesquisa-ação, que objetiva a compreensão da interação entre pesquisador e caso pesquisado. A pesquisa foi concluída após atingir a conscientização das crianças, sua proposta maior. É possível perceber que esse objetivo foi atingido a partir da comparação das ilustrações feitas pelos educandos após as expedições de estudos. Se comparados, os ambientes de resíduos misturados são sempre pesados e com cores fortes, enquanto os ambientes em que os resíduos estão devidamente separados são apresentados com leveza – o que demonstra sensação de conforto dos ilustradores. Ademais, os resultados das conversas dentro das salas de aula
The way societies use the environment is a topic that, fortunately, continues to be discussed. It seems, however, to lose strength or importance in the media and in classrooms. It is therefore necessary to continue the debate and stimulate children, the future generation, to think critically about environmental issues; Especially regarding the production and disposal of solid waste. This study has attempted, based on theoretical researches and the collection of previous and subsequent data resulting from practical activities with 3rd year students of the initial grades, to investigate the main aspects of the topic and to construct with the students the knowledge necessary for them to become agents in the preservation of the environment. The study was carried out with 14 boys and with five girls from a group between 8 and 9 years of age. Various materials were used with the intention of increasing the ways of obtaining knowledge, among them: books, websites, magazines and scientific articles (for theoretical development); games, jokes, "PET bottles", "cardboard" papers and crayons (for practical activities). The observations were recorded in a notebook, used as a basis for the conclusions of this study. In the course of all the practical activities, photographic records of the students were carried out. Lev Vygotsky Constructivist Theory was the theoretical basis adopted to support the development of this study, because it discusses the process of interaction between educator and learners – that is clearly related to action-research, which aims to understand the interaction between researcher and the case that is being researching. The research was completed after reaching the children awareness, its biggest proposal. It is possible to perceive that this objective was reached from the comparison of the illustrations done by the students after the studies expeditions. If compared, the mixed waste environments are always heavy and strong colors, while the environments where waste is properly separated are presented lightly – which demonstrates the comfort of illustrators. In addition, the results of classroom conversations indicate that the majority of students participating in the study are new waste separation agents.
Educação Ambiental; Reciclagem; Reutilização; Anos iniciais, pesquisa-ação.
Environmental education; Recycling; Reuse; Early years, action