ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Active methodological strategies as facilitators of learning botany in basic education

Autores: Luiz Henrique Liberato Moreira, Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar Feitosa e Rubens Teixeira de Queiroz

Resumo

O ensino de Botânica tem se caracterizado como tradicional, e sem a contextualização dos conceitos científicos. Nesse cenário, o professor é desafiado a adotar alternativas pedagógicas que contribuam para a construção de conhecimentos botânicos efetivos. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver estratégias metodológicas ativas como facilitadoras de aprendizagens no ensino de Botânica na Educação Básica e foi realizado entre os meses de agosto e dezembro de 2017, com alunos de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de João Pessoa – PB. A execução das atividades foi pautada na abordagem qualitativa da pesquisa. Como estratégia metodológica optou-se pela pesquisa-ação. A obtenção de dados se deu por meio de formulários de análise pedagógica; aplicação de questionários e realização de oficinas e estudo de campo. O estudo revelou que a adoção de metodologias ativas para o ensino é uma opção pedagógica exitosa uma vez que promove o ensino contextualizado dos temas da Botânica, contribuindo para a compreensão dos conceitos básicos e o desenvolvimento de habilidades, conhecimento e valorização do cenário florístico no qual a escola se insere.

Abstract

The teaching of Botany has been characterized as a pure application of content, without bringing the contextualization of scientific concepts. In this scenario, the teacher is challenged to adopt pedagogical alternatives that contribute to the construction of effective botanical knowledge. The present work aimed to develop active methodological strategies as learning facilitators in teaching Botany in Basic Education and was conducted between August-December/2017, with second year of two classes of a public high school in the city of João Pessoa – PB. The activies were based on the qualitative approach of the research. Action research was used as a methodological strategy. Data collection was done through pedagogical analysis forms; application of questionnaires, workshops and fields studies. The study revealed that the adoption of active methodologies for teaching is a successful pedagogical option since it promotes the contextualized teaching of Botany subjects, contributing to the understanding of basic concepts and the development of skills, knowledge and appreciation of the floristic scenario in which the school is inserted.

Palavras-chave

Educação formal. Instrumentalização. Aprendizagem.

Keywords

Formal education. Instrumentation. Learning.

Texto em PDF