Native Flora in Botanical Education: Proposed Didactic Model of Fruit
Autores: Gabriela de Souza Fontes, Leticia Elias e Elisa Mitsuko Aoyama
O ensino de Bot�nica possui muitos entraves na educa��o atual, seja pela memoriza��o de termos ou pelo uso do livro did�tico como �nico recurso pedag�gico. O uso da flora nativa no ensino permite ao aluno a constru��o do pensamento cr�tico e a percep��o do ambiente no qual est� inserido. Nessa perspectiva, usar a flora nativa por meio de modelos did�ticos pode ser uma metodologia a ser pensada no ensino de bot�nica. O objetivo do trabalho foi explorar estruturas de esp�cies nativas para a constru��o de modelo did�tico para o ensino de morfologia vegetal de forma contextualizada. O modelo foi elaborado utilizando frutos de Cereus fernambucesis Lem. (Cactaceae), conhecido como mandacaru da praia, nas dimens�es 30 cm x 23 cm x 18cm. Os materiais utilizados foram: 03 bexigas, folhas de jornal, papel tamanho A4, papel crepom rosa pink, papel crepom branco, algod�o, sementes de mam�o desidratada, cola branca e pincel de remate. O presente trabalho mostra que � poss�vel a confec��o de modelo did�tico a partir da flora nativa, enfatizando sua import�ncia na educa��o. Al�m disso, salienta a utiliza��o dos materiais de baixo custo para que possam ser replicados com facilidade, mantendo os alunos motivados para o ensino.
Teaching of Botany has many obstacles in current education, either by memorizing terms or by using the textbook as the only pedagogical resource. The use of native flora in teaching allows the student to construct critical thinking and the perception of the environment in which it is inserted. In this perspective, using the native flora through didactic models can be a methodology to be considered in the teaching of botany. The objective of this work was to explore native species structures for the construction of a didactic model for the teaching of plant morphology in a contextualized way. The model was elaborated using fruits of Cereus fernambucesis Lem. (Cactaceae), known as Mandacaru-da-praia, in the dimensions 30 cm x 23 cm x 18 cm. The materials used were: 03 bladders, newspaper sheets, A4 size paper, pink pink crepe paper, white crepe paper, cotton, dry papaya seeds, white glue and finishing brush. The present work shows that it is possible to make a didactic model from the native flora, emphasizing its importance in education. In addition, it emphasizes the use of low-cost materials so they can be replicated with ease, keeping students motivated for learning.
Cactaceae, Ensino de Ci�ncias, Recurso Did�tico.
Cactaceae, Didactic Resource, Science Teaching.