“PENSAMENTO EM ÁRVORE” E O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES

"Tree thinking" and the teaching of Biological Evolution: perceptions of a group of teacher.

Autores: Cadidja Coutinho e Marlise Ladvocat Bartholomei-Santos

Resumo

Este trabalho investiga as percepções de um grupo de professores sobre a inserção de uma abordagem evolutiva, baseado na sistemática filogenética e usando como modelo o ensino de zoologia. A pesquisa foi desenvolvida com docentes da educação básica de um município da região central do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado analisado através do método de discurso do sujeito coletivo, identificando as ideias centrais das respostas dos participantes e de questões relacionadas à interpretação de filogenias. Os discursos coletivos dos indivíduos analisados mostraram que o ensino de zoologia constitui uma descrição da morfologia e fisiologia dos grupos. Embora a maior parte dos professores reconheça a importância do uso de aspectos evolutivos no ensino de zoologia, uma parcela significativa apresenta dificuldades para interpretar filogenias. O uso de uma metodologia de ensino envolvendo alguns aspectos da sistemática filogenética como a construção de filogenias, o qual poderia facilitar o processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva evolutiva, representa uma alternativa para o desenvolvimento do “pensamento em árvore” no ensino de evolução biológica.

Abstract

This work investigates the perceptions of a group of teachers about the insertion of an evolutionary approach, based on the phylogenetic systematics and using as a model the teaching of zoology. The research was carried out with basic education teachers from a municipality in the central region of Rio Grande do Sul. Data were collected through a semi-structured questionnaire analyzed through the collective subject discourse method, identifying the central ideas of the participants responses and related to the interpretation of phylogenies. The collective discourses of the individuals analyzed showed that the teaching of zoology constitutes a description of the morphology and physiology of the groups. Although most teachers recognize the importance of using evolutionary aspects in zoology teaching, a significant portion presents difficulties in interpreting phylogenies. The use of a teaching methodology involving some aspects of phylogenetic systematics such as the construction of phylogenies, which could facilitate the process of teaching and learning in an evolutionary perspective, represents an alternative to the development of "tree thinking" in the teaching of biological evolution.

Palavras-chave

Discurso do sujeito coletivo; Sistemática filogenética; Ensino de Zoologia.

Keywords

Discourse of the collective subject; Phylogenetic systematics; Teaching of Zoology.

Texto em PDF