Paleontology in school: gaps detection and a complementation proposal for teaching biological evolution
Autores: Marcilene Borsonelli e Taissa Rodrigues
A Paleontologia trata do estudo dos fósseis, que são restos ou vestígios de seres vivos que se preservaram, em sua maioria, nas rochas. O ensino de Paleontologia no Ensino Básico é recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), porém o tema permanece pouco abordado em sala de aula, o que, em última instância, resulta em um distanciamento entre a compreensão da evolução biológica e a sociedade. Sendo assim, é preciso buscar estratégias de aproximação entre esses conhecimentos científicos e os estudantes. Diante disso, objetivou-se detectar as áreas deficitárias na aprendizagem de Paleontologia em uma escola pública de Vitória – ES, e com base nelas, foram realizadas intervenções por meio de oficinas e uma visita ao Museu de Minerais e Rochas da UFES. Os estudantes demonstraram ter dificuldades em compreender alguns temas como a evolução das aves a partir dos dinossauros, quais são as estruturas com maiores chances de se preservar no registro fóssil, a variedade de fósseis que podem ser encontrados e se houve convívio entre humanos e a chamada megafauna de mamíferos, como retratado em filmes. Foram realizadas atividades de intervenção pedagógica nestes temas em específico, as quais contribuíram para dirimir as dúvidas. Adicionalmente, as atividades realizadas fora do ambiente formal de ensino foram uma boa alternativa para a complementação ao conhecimento, podendo ser ampliadas para outras escolas.
Paleontology is the study of fossils, which are the remnants or traces of organisms that have been mostly preserved in the rocks. Teaching Paleontology in Basic Education is recommended by the National Curricular Parameters (NCP), but the subject remains little discussed in the classroom, which ultimately results in a distance between society and the understanding of biological evolution. Therefore, it is necessary to look for strategies to unite this academic field and students. The aim of this study was to detect deficit areas in the learning of Paleontology in a public school in Vitória, ES, and based on them, to carry out interventions through workshops and a visit to the Museum of Minerals and Rocks of UFES. The students have shown difficulties in understanding some topics such as the evolution of birds from dinosaurs, which are the structures with greater chance of preservation in the fossil record, what types of fossils can be found, and whether there was human cohabitation with the so-called mammalian megafauna, as shown in movies. Pedagogical intervention activities were made on these specific themes, which contributed to solve doubts. Additionally, activities carried out outside of the formal teaching environment were a good alternative for supplementing the learning and can be extended to other schools.
Paleontologia; Ensino; Aprendizagem; Pesquisa-Intervenção.
Paleontology; Teaching; Learning; Research-Intervention.