COMPREENSÃO RESPONSIVA NA ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS POR ESTUDANTES DE FINAIS DE CICLOS

Responsive comprehension in the organization of living beings by school-leaving students

Autores: Verônica Klepka e Renilson José Menegassi

Resumo

O texto apresenta aspectos da responsividade em estudantes de finais de ciclo (Ensino Fundamental e Ensino Médio) frente a comandos relativos ao conteúdo biológico de Classificação dos Seres Vivos, tendo como principal objetivo conhecer o nível de internalização e apropriação desse conhecimento específico por meio do discurso escrito. A partir da perspectiva teórica dos pressupostos sobre responsividade, apontadas pelo Círculo de Bakhtin, o presente estudo teve como instrumento metodológico quatro atividades abertas à argumentação dos estudantes pesquisados, sendo a argumentação e as contrapalavras existentes ou não nos discursos desses estudantes os critérios balizadores da categorização dos tipos de responsividade manifestados. Os resultados demonstram seis tipos diferentes de responsividade entre os alunos do Ensino Fundamental e três tipos entre aqueles do Ensino Médio, o que revela diferenças significativas no nível de apropriação do conhecimento classificatório dos seres vivos entre os dois grupos de estudantes, considerando-se os ciclos em que se encontram. Além disso, constata-se a carência de conceitos de base para o entendimento do conteúdo entre aqueles do primeiro ciclo e a maturidade conceitual dos egressos do Ensino Médio. Esses resultados, somados aos encontrados na literatura, apontam a importância do estudo dos processos de aprendizagem de conceitos acerca da classificação biológica como indicadores da capacidade cognitiva dos estudantes.

Abstract

Current paper reports on the responsiveness by school-leaving students (Basic and High School) with regard to biological content commands on the Classification of Living Beings. Analysis aims at knowing the internalization and appropriation level on specific knowledge by a written discourse. Methodology of current study comprised four activities open to arguments by the students under analysis foregrounded on the theoretical perspective of the presuppositions on responsiveness elaborated by the Bakhtin Circle. Argumentation and counter-words present or absent in the students´ discourses were the basic criteria in the categorization of the responsiveness types shown. Results revealed six different types of responsiveness among Basic School students and three types among High School students, demonstrating significant differences at the appropriation level of the classificatory knowledge of living beings between the two groups according to their stages. Lack of basic concepts exists for the comprehension of the contents between Basic School students and the conceptual maturity of High School-leavers. Current results and specialized literature demonstrate the importance of analyzing the processes of learning concepts on biological classification as indexes of the students´ cognitive capacity.

Palavras-chave

Responsividade. Discurso Escrito. Ensino de Ciências.

Keywords

Responsiveness, Written discourse, The Teaching of Science.

Texto em PDF