A UTILIZAÇÃO DAS PARÓDIAS “XOTE CHAGÁSICO” E “DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA” COMO ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

The use of the "Xote Chagásico" and "Dengue, Zika and Chikungunya" parodies as health education strategies for science and biology education

Autores: Nathália de Assis Rodes, Ana Flávia Silva Mesquita e Marcelo Diniz Monteiro de Barros

A educação básica no Brasil enfrenta diversos problemas, como, por exemplo, a insistência em transmitir assuntos e conceitos complexos para os alunos utilizando métodos tradicionais que, além de antiquados, são pouco atrativos para os discentes. Assim, é necessário buscar métodos alternativos e mais didáticos para motivar os alunos a aprender. Visando contribuir para a educação em saúde os autores elaboraram duas paródias das músicas “Humilde Residência”, de Michel Teló, para abordagem de Dengue, Zika e Chikungunya e “Xote da Alegria”, do grupo Falamansa, como estratégia pedagógica para o ensino da doença de Chagas. Espera-se favorecer as comunidades escolares que tenham acesso a este material, de forma a desenvolver a criatividade, ludicidade e o uso da arte.

The basic education in Brazil faces several problems, such as the insistence on transmit complex subjects and concepts to students using traditional methods that, in addition to being old-fashioned, are unattractive for students. Thus, it is necessary to seek (formal) alternative methods and more didactic to motivate students to learn. In order to contribute for the health education, the authors made two parodies, one of Michel Teló song “Humilde Residência” as an approach to “Dengue”, Zika and Chikungunya, and another of the song “Xote da Alegria”, by the group “Falamansa”, as a pedagogical strategy for teaching Chagas disease. They are expected to favour the school communities which have access to this material, in order to develop creativity, playfulness and the use of art.

Ensino para a saúde, Paródia como estratégia de ensino, Ciência e arte.

Teaching for health, Parody as a teaching strategy, Science and art.