SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE A IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS: PROPOSTA E ANÁLISE

A Sequence of Inquiry Teaching about Food Irradiation: Proposal and Analysis

Autores: Ana Luiza Baumer e Luiz Clement

O ensino de física na escola básica não tem acompanhado as mudanças promovidas pelos avanços tecnológicos e tem se distanciado da realidade dos estudantes. As programações curriculares têm se centrado majoritariamente à abordagem da Física Clássica, tornando-os desatualizados frente ao avanço da produção científica e tecnológica. Visando contribuir com a superação deste quadro, desenvolvemos uma pesquisa centrada na seguinte questão: Qual a viabilidade didático-pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem de Irradiação de Alimentos por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa? Neste artigo, apresentamos uma análise desta SEI, desde a elaboração até a sua implementação em sala de aula. Com isso, focamos na análise dos limites e possibilidades de ensinar Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio sob uma perspectiva investigativa. Adiantamos que é viável ensinar Física Moderna e Contemporânea a partir de uma perspectiva investigativa, pois ao longo das aulas conseguimos explorar diversos aspectos considerados importantes no Ensino por Investigação, bem como, ficou caracterizado um bom interesse e envolvimento dos estudantes durante a realização das atividades da SEI.

Physics teaching in high school has not accompanied changes promoted by technological advancement and has distanced itself from students reality. The discipline syllabus are also centered mostly on Classical Physics, making them outdated due to technological and scientific production and advancement. With the intention to overcome this status quo, we developed a research proposal centered on the following question: What is the didactic-pedagogical viability for the teaching-learning process of Food Irradiation through a Sequence of Inquiry Teaching? In this paper, we present an analysis about this Sequence of Inquiry Teaching, from its inception to its implementation in classroom. Given this premise, we focused on the analysis of limits and possibilities of teaching Modern and Contemporary Physics in an inquiry perspective. We advance it is viable to teach Modern and Contemporary Physics under a inquiry perspective, due to throughout the classes we were able to explore several aspects considered important in Inquiry Teaching, revealing the students interest and involvement during the activities of this Sequence of Inquiry Teaching.

Física Moderna; Ensino por Investigação; Irradiação de Alimentos.

Modern Physics; Inquiry teaching; Food Irradiation.