Conservation of foods: an interactive didactic sequence in the CTSA perspective
Autores: Eliane Glerian Leite e Elane Chaveiro Soares
O caminho adotado neste trabalho foi o de valorizar as vivências dos estudantes utilizando os saberes prévios no planejamento de aulas na perspectiva CTSA. Na experiência aqui relatada, aplicou-se uma sequência didática interativa (SDI) a partir da temática Conservação de alimentos. Cinco aulas foram planejadas e aplicadas, dentre as quais duas experimentais, a partir do que os estudantes conheciam sobre o escurecimento da maçã e as formas de se evitar o apodrecimento de alguns alimentos. Diversos temas e conceitos foram mencionados pelos estudantes, como: uso ou não da geladeira, o consumo do leite e da carne in natura, uso do óleo (como na carne de lata) e do sal para conservar, escolha da melhor forma de armazenar (envasar, enlatar, acondicionar) e de conservar os alimentos, os conceitos de temperatura, tempo e superfície de contato, foram indícios da riqueza proporcionada pela possibilidade de uma aplicação mais sistemática da perspectiva CTSA a partir da temática escolhida. Elaborar e aplicar uma SDI são ações possíveis, no entanto, as condições reais de atuação docente, bem como a sistematização do aprendizado dos estudantes, parecem ser os mais aviltantes obstáculos à sua plena concretização.
The path adopted in this work was to value the students experiences using the previous knowledge in class planning in the CTSA perspective. In the experience reported here, an interactive didactic sequence (SDI) was applied from the Food Conservation topic. Five classes were planned and applied, including two experimental ones, from what the students knew about the browning of the apple and ways to avoid the rotting of some foods. Several topics and concepts were mentioned by the students, such as: to use or not the refrigerator, consumption of milk and fresh meat, use of oil (as in canned meat) and salt to preserve, choice of the best way to store (packaging, canning, conditioning) and preserving food, the concepts of temperature, time and contact surface, were indications of the richness provided by the possibility of a more systematic application of the CTSA perspective from the chosen theme. To elaborate and apply a SDI are possible actions, however, the actual conditions of teaching performance, as well as the systematization of student learning, seem to be the most degrading obstacles to its full realization.
Sequência Didática Interativa; Conservação de alimentos; CTSA.
Interactive didactic sequence; Food preservation; CTSA.