AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS A PARTIR DO TEMA ÁGUA

Formative evaluation in children education: didactic sequences from the water theme

Autores: Priscila Eduarda Dessimoni Morhy, Augusto Fachín Terán e Felipe da Costa Negrão

A avaliação formativa na Educação Infantil é consequência do processo educacional e suas práticas escolares diárias. O nosso objetivo foi realizar uma avaliação formativa usando o sentimento de pertença das crianças em relação à água em espaços educativos de ensino. A pesquisa é de abordagem qualitativa e descritiva do tipo participante. Foi realizada com 50 crianças pequenas da Educação Infantil e duas professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de Manaus, Amazonas. A Sequência Didática foi usada para a organização das atividades desenvolvidas, bem como para uma avaliação da relação dos pequenos com o elemento água. Oportunizar o sentimento de pertença quanto a este elemento foi uma experiência essencial na vida dos pequenos, uma vez que o saber torna-se consolidado ao ser associado a questões do cotidiano. Encorajamos professores e pesquisadores a realizar uma avaliação formativa a partir da Sequência Didática, pois esse assunto é muito debatido, mas pouco usado nos programas pedagógicos de nossas escolas.

The formative assessment in early childhood education is a consequence of the educational process and its school practices. Our objective was to conduct a formative evaluation using children sense of belonging in the relation to water in educational spaces. The research is qualitative and descriptive approach of the participant type. It was carried out with 50 small children in early childhood education and two teachers in a Municipal Infant Education Center in Manaus, Amazonas. The didactic sequence was used for the organization of the activities developed, as well as for an evaluation of the relation of the small ones with the water element. Opting for environmental belonging to this element was an essential experience in the life of the little ones, since knowledge becomes consolidated by being associated with everyday issues. We encourage teachers and researchers to conduct a formative evaluation from the didactic sequence, since this subject is much debated but little used in the pedagogical programs of our schools.

Educação infantil. Pertencimento ambiental. Avaliação formativa. Água.

Child education. Environmental belonging. Formative evaluation. Water.