Teaching of Molecular Geometry using physical model built with recyclable, low cost materials
Autores: Grazielle de Oliveira Setti, Gustavo Bizarria Gibin e Luiz Henrique Ferreira
A Química pode ser compreendida por meio de representações em nível macroscópico (observável a olho nu), submicroscópico (referente ao mundo atômico-molecular) e no nível simbólico (a linguagem da Química). O conceito de geometria molecular pode ser ensinado por meio do uso de modelos moleculares. A proposta desse trabalho foi utilizar um modelo molecular construído com garrafas PET para ensinar o conceito de geometria molecular. O referencial teórico da pesquisa foi a teoria de modelos mentais de Johnson-Laird (1983). Os sujeitos da pesquisa foram 12 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de São Carlos/SP. Foram feitos quatro encontros com duração de duas horas cada e os alunos construíram os seus próprios modelos com garrafas PET e outros materiais de baixo custo. Foram realizadas aulas teóricas e resolução de exercícios com o uso dos modelos moleculares para ajudar na representação das espécies químicas em nível submicroscópico e também como meio para transitar para o nível simbólico. Os dados foram coletados por meio de pré-teste e pós-teste. Foram observadas melhorias na compreensão sobre o conceito de geometria molecular e na forma de representar os símbolos químicos.
Chemistry concepts can be understood using representations at the macroscopic level (observable to the naked eye), submicroscopic level (referring to atomic-molecular world) and at the symbolic level (language of Chemistry). The concept of molecular geometry can be taught using molecular physical models. In this work, molecular models built with PET bottles were used to teach the molecular geometry. The theoretical framework of the research was the Johnson-Laird mental models theory (JOHNSON-LAIRD, 1983). The research subjects were 12 high school students from a public school at São Carlos/SP. The work was developed during a course of 8 hours (4 meetings of 2 hours). The students built their own molecular models using PET bottles and other low cost materials. Theoretical classes and resolution of exercises were performed using the molecular models, which represented the chemical species at submicroscopic level, helping to transit to the symbolic level. Data were collected by using pre-test and post-test. It was observed that the students improved both: their understanding about the concept of molecular geometry and the ability to represent chemical symbols.
Ensino de Química; geometria molecular, modelos moleculares, modelos alternativos; representação simbólica; linguagem química.
Chemistry teaching; molecular geometry, molecular models, alternative models; symbolic representation; chemical language.