Potentiality of a teaching plan based of Problematized Experimental Activity (PEA) to the Scientific Literacy in Chemistry
Autores: Jackeline da Rosa Moreira, André Luís Silva da Silva, Paulo Rogerio Garcez de Moura e José Cláudio Del Pino
Apresenta-se e discute-se neste artigo resultados emergentes da elaboração e desenvolvimento de uma proposta pedagógica, aqui denominada de plano de ensino, para a componente curricular de Química, com centralidade experimental. Sob diretrizes da Atividade Experimental Problematizada (AEP), objetiva-se o favorecimento de uma Alfabetização Científica, isto é, a qualificação na leitura e intervenção científicas dos sujeitos em seu próprio contexto. Como público-alvo, dispôs-se de uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola da Educação Básica do município de Caçapava do Sul/RS, tendo sido selecionado o tema funções inorgânicas como base curricular/conteudinal. Essa pesquisa pode ser classificada como qualitativa, tendo em vista seus meios e métodos. Os dados obtidos foram submetidos à Análise Qualitativa e Análise Textual Discursiva (ATD), tendo em vista o que fundamenta, caracteriza e pode qualificar a Alfabetização Científica no contexto escolar em vieses da Química experimental. Percebeu-se, sumariamente, a ampla potencialidade de uma organização teórico-metodológica à experimentação contributiva aos processos de ensino-aprendizagem em Química.
This article presents and discusses the emerging results of the elaboration and development of a pedagogical proposal, here denominated as a teaching plan, for the curricular component of Chemistry, with experimental centrality. Under guidelines of the Problematized Experimental Activity (PEA), the favoring of a Scientific Literacy, that is, the qualification in the reading and scientific intervention of the subjects in their own context. As a target audience, a group of the 1st year of High School of a School in the city of Caçapava do Sul/RS was selected, with the theme inorganic functions as curricular/conteudinal basis selected. This research can be classified as qualitative, considering its means and methods. The data obtained were submitted to the Qualitative Analysis and Textual Discursive Analysis (TDA), considering what it bases, characterizes and can qualify the Scientific Literacy in the school context in experimental Chemistry. We perceived, summarized, the theoretical potential of a theoretical-methodological organization to contribute to the teaching-learning processes in chemistry.
Atividade Experimental Problematizada, Alfabetização Científica, Ensino de Química.
Problematized Experimental Activity, Scientific Literacy, Teaching Chemistry.