JOGADA QUÍMICA: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE

Jogada Química: construction of scientific knowledge from the daily situations based on the activity theory

Autores: Jessica Damiana dos Santos Silva, Natália da Silva Monteiro, Ana Paula Paulino Germano, Atinaê Joice da Silva Pereira e Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos

Resumo

Os conteúdos de Ciência (Química, Física e Biologia) estudados na escola são necessários para a compreensão dos fenômenos que acontecem ao redor do mundo. Nesta perspectiva, este artigo relata a experiência de criação e posterior aplicação do jogo “Jogada Química” que associa situações do cotidiano aos conteúdos de Química estudados na escola. O objetivo foi investigar se os alunos do Ensino Médio e os estudantes do curso de Química-licenciatura conseguem fazer esta associação. Para identificar a sua aplicabilidade em diferentes níveis de ensino à luz da Teoria da Atividade, o mesmo foi utilizado em turmas de 1º a 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas e de 1º e 8º período do curso de Química-Licenciatura, totalizando 170 participantes. Após a realização do jogo foi aplicado um questionário de avaliação do mesmo com perguntas referentes à sua estruturação, com sugestões de melhorias e pontos fortes do jogo. Observou-se que o jogo promoveu a interação, aprendizagem, competição e diversão dos estudantes e contribuiu para tornar o ambiente de sala de aula mais descontraído, viabilizando a sua utilização em diferentes níveis de ensino, bem como, demonstrando a sua eficácia no processo de ensino e aprendizagem de Química.

Abstract

The contents of Science (Chemistry, Physics and Biology) studied in the school are necessary for understanding the phenomena that happen around the world. In this perspective, this article reports the experience of creation and later application of the game "Jogada Química" that associates daily situations with Chemistry contents studied in the school. The objective was to investigate if the students of the High School and the students of the course of Chemistry-Graduation can make this association. To identify its applicability in different levels of education based on the Activity Theory, it was used in classes from 1st to 3rd year of High School of two public schools and first and eighth period of Chemistry-Graduation course, totaling 170 participants. After the game was carried out, a questionnaire was applied evaluating the game with questions related to its structuring, with suggestions for improvements and strengths of it. It was observed that the game promoted the interaction, learning, competition and fun of the students and contributed to make the classroom environment more relaxed, enabling its use in different levels of teaching, as well as demonstrating its effectiveness in the process of teaching and learning of Chemistry.

Palavras-chave

Jogo Didático, Ensino de Química, Teoria da Atividade.

Keywords

Didactic Game, Chemistry Teaching, Activity Theory.

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