A look at Mathematics Education with a focus on algebraic thinking
Autores: Sheila Mendes de Figueiredo e Luiz Henrique Ferraz Pereira
Este artigo relata a aplicação de uma sequência didática, sobre expressões algébricas associadas a figuras geométricas, através do cálculo de suas áreas. Esta sequência foi construída seguindo a teoria de Vygotsky, baseando-se nos quatro pilares da Engenharia Didática. Através de questionamentos e atividades que já faziam parte do conhecimento dos alunos, conseguiu-se formar o conceito das expressões, fazendo com que os discentes pudessem generalizar, possibilitando a sua transição do concreto ao abstrato, onde através de observações no decorrer das atividades percebe-se, que os mesmos, se tornaram aptos a desenvolver e aplicar os conhecimentos interpretados a diferentes situações de expressões algébricas.
This article reports on the application of a didactic sequence, on algebraic expressions associated to geometric figures, through the calculation of its areas. This sequence was constructed following Vygotsky theory and based on four pillars of Didactic Engineering. Through questioning and activities that were already part of the students knowledge, it was possible to form concept of expressions, making the students could generalize, allowing their transition from concrete to abstract. Through observations during the activities it is noticed that they have become able to develop and apply the interpreted knowledge to different situations of algebraic expressions.
Expressões algébricas, Vygotsky, Engenharia Didática, Sequência Didática.
Algebraic expressions, Vygotsky, Didactic Engineering, Didactic Sequence