CONVERGÊNCIA ENTRE ENDEREÇAMENTO E REENDEREÇAMENTO DE VÍDEOS NA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE ENSINO SUPERIOR DE CIÊNCIAS

Convergence between video modes of address and readdress in an undergraduate science teacher action

Autores: Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Gisele Abreu Lira Corrêa dos Santos, Renato Campos Vieira e Willian Alves Pereira

Resumo

Qual é o papel do professor ao exibir um vídeo em aula? Como suas ações interferem sobre a maneira como os alunos percebem e significam um vídeo para o ensino de ciências? Neste trabalho, investigamos as ações de uma professora de Biologia, atuante na área de Bioquímica, em um curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, em duas de suas aulas com vídeo. A relação entre endereçamento e reendereçamento de vídeos em situação didática nos orientou na busca de respostas à pergunta sobre as maneiras como o endereçamento de obras audiovisuais e a recepção no ensino-aprendizagem são mediados pelas ações que a professora realiza para inserir um vídeo em sua aula. A análise dos vídeos mostrou que as obras escolhidas pela professora já são bastante didáticas e adequadas para exibição em suas aulas. O reendereçamento desses vídeos é pouco claro, difuso, se nos limitarmos a olhar apenas o momento das aulas. No quadro mais amplo do processo, no entanto, o reendereçamento pode ser notado no cuidado em selecionar os vídeos de forma que fossem adequados à aula e aos alunos, e de forma a obter determinados resultados.

Abstract

What is the teacher role when viewing a video in class? How do his/her actions interfere with the way students perceive and signify the video content for science teaching? In this work, we investigate the actions of a Biology teacher, in the area of Biochemistry, in an undergraduate course in Biological Sciences, in two of her classes with video. The relationship between address and re-address of videos in a didactic situation guided us in the search for answers to the question about the ways in which the modes of address of audiovisual works and reception in teaching and learning are mediated by the actions that the teacher performs to insert a video in her classes. The analysis of the videos showed the works chosen by the teacher are already quite didactic and suitable for exhibition in classes. The re-address of these videos is unclear, diffuse, if we limit ourselves to looking only at the duration of a class. In the broader framework of the process however re-address strategies can be noted in the careful selection of the videos in a way that suits the class and the students, and in order to obtain certain results.

Palavras-chave

Didática. Vídeo. Professor de Ciências. Reendereçamento.

Keywords

Didactics. Video. Science Teacher. Readdress.

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