EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM SINALÁRIO ILUSTRADO DE QUÍMICA EM LIBRAS

Experience of Elaborating na Illustrated Sign of Chemistry in Brazilian Sign Language

Autores: Jomara Mendes Fernandes, Joana Correia Saldanha, Vanessa Lesser, Bárbara Carvalho, Patrícia Temporal e Tassia Alessandra de Souza Ferraz

Resumo

Este trabalho objetiva mostrar a dinâmica de elaboração e divulgação de sinais de terminologias químicas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) desenvolvida por um grupo de pesquisa de uma instituição de ensino para surdos e fomentar discussões com relação à ideia da homogeneização de sinais científicos pelo território brasileiro a fim de facilitar o acesso dos surdos e dos intérpretes a esses sinais. Os sinais foram pensados e discutidos entre professoras de Química ouvintes e professoras de Libras surdas, além das contribuições de graduandos de um curso de Letras-Libras e alunos surdos do Ensino Médio da própria instituição. Essa iniciativa justifica-se pela constatação da escassez de metodologias de ensino bem como de terminologias específicas de ciências da natureza em Libras, apontando que novas investigações precisam ser acrescidas nessa área e divulgadas para os profissionais que lidam diretamente com a realidade educacional.

Abstract

This paper aims to show the dynamics of elaboration and dissemination of signs of chemical terminology in Brazilian Sign Language (Libras) developed by a research group of a deaf education institution and to foster discussions regarding the idea of homogenization of scientific signals across the territory aims facilitate the access of deaf people and interpreters to these signs. The signs were thought and discussed between hearing teachers of chemistry and teachers of deaf Libras, in addition to the contributions of undergraduate students of a Libras-Literature course and deaf students of the institution itself. This initiative is justified by the lack of teaching methodologies as well as specific terminology of natural sciences in Libras, pointing out that new investigations need to be added in this area and disseminated to professionals who deal directly with the educational reality.

Palavras-chave

Elaboração de Sinais Científicos; Ensino de Química; Língua Brasileira de Sinais.

Keywords

Elaboration of Scientific Signals; Chemistry Teaching; Brazilian Sign Language.

Texto em PDF