PRÁTICA EDUCATIVA EM ETNOBOTÂNICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Ethnobotanical Educational Practice for Students with Visual Deficiency

Autores: Sebastiana Micaela Amorim Lemos, Jozana Anadias Pinheiro e George Pimentel Fernandes

As plantas medicinais são utilizadas, desde os primórdios da humanidade, para aliviar e curar enfermidades e vem sendo empregadas até hoje. Esse conhecimento popular desperta o interesse das comunidades científicas ao longo do tempo. Partindo desse pressuposto, o estudo teve como objetivo proporcionar o conhecimento científico em etnobotânica para estudantes que apresentam deficiência visual, em uma escola pública do município de Crato – CE, por meio de um modelo didático adaptado. A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação. A atividade possibilitou aos alunos adquirirem o conhecimento sobre a medicina popular, aprender a identificar e diferenciar as espécies de plantas medicinais mais comuns do dia a dia, por meio dos sentidos, audição, tato, olfato e paladar. Realizar essa prática educativa, promoveu a divulgação do conhecimento científico aos alunos com deficiência visual, muitas vezes excluídos do processo educacional e marginalizados das experiências vivenciadas no ensino de ciências, dessa maneira, essa atividade, demonstrou que a educação inclusiva pode ser uma realidade dentro das escolas.

Medicinal plants have been used, since the dawn of humanity, to alleviate and cure diseases and have been used to this day. This popular knowledge awakens the interest of scientific communities over time. Based on this assumption, the objective of this study was to provide the scientific knowledge in ethnobotany for students who are visually impaired, in a public school in the city of Crato - CE, through an adapted didactic model. The applied methodology was action research. The activity possible for students to acquire knowledge about folk medicine, to learn to identify and differentiate the most common day-to-day medicinal plant species through the senses, hearing, touch, smell and taste. To carry out this educational practice, promoted the dissemination of scientific knowledge to students visually impaired, who are often, excluded from the educational process, who are marginalized from experiences in science teaching, so through, this activity can show that inclusive education can become a reality within schools.

Plantas medicinais. Deficientes visuais. Modelo didático.

Medicinal plants. Visually impaired. Didactic model.