Students? opinion about chemistry experimentation in high school classes
Autores: Stela Mari Baratieri, Nara Regina de Souza Basso, Regina Maria Rabello Borges, João Bernardes da Rocha Filho
Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre percepções de 25 alunos do Ensino Médio a respeito de atividades experimentais de Química, em uma escola de Porto Alegre. A partir da Análise Textual Discursiva de textos elaborados pelos alunos foram identificadas unidades de significado, seguindo-se uma categorização por meio da qual as unidades foram organizadas em três categorias, discutidas e interpretadas: experimentação como estratégia educativa; experimentação como integração entre teoria e prática; experimentação com ênfase em interatividade e superação. A pesquisa evidencia que de aulas típicas não emerge a compreensão do objetivo da realização do experimento, o que tende a provocar desinteresse. Os resultados permitem argumentar em favor de atividades experimentais que incentivem os alunos a questionar, pesquisar, refletir, argumentar e agir.
This paper presents a qualitative inquiry on perceptions of 25 pupils of secondary education about chemistry experimental activities, in a school of Porto Alegre, Brazil. Units of meaning were identified from the discursive text-based analysis of texts prepared by the pupils, and the categorization was organized in three significant categories discussed and interpreted: experimentation as educative strategy; experimentation as factor inducing theory and practice integration; experimentation with emphasis on interactivity and overcoming difficulties. The inquiry shows that typical classrooms do not bring understanding about the educational objectives of the experimentation, which has a tendency to provoke lack of interest. The results allow to argue that experimental activities should stimulate the pupils to question, to investigate, to think, to argue, and to act.
Atividades experimentais; Ensino Médio; Educação Química; Educar pela pesquisa
Experimental activities; Secondary education; Chemistry education; Inquiry education