SENSIBILIZANDO FUTUROS DOCENTES PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO TÁTIL: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Sensitizing future teachers to an inclusive pedagogical practice through the construction of a tactile book: a necessary reflection

Autores: Cristina Silva Ribeiro de Souza, Rafaela Rego Rivetti Dias, Daniel de Castro Franco Lima, Lisânia Cardoso Tederixe, Helena Carla Castro e Neuza Rejane Wille Lima

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar o processo de sensibilização de universitários para verificar a importância de garantir a inclusão dos alunos com deficiência visual no processo ensino-aprendizagem num cotidiano cujo uso de imagens é preponderante. Nessa perspectiva dar-se-á ênfase sobre o olhar e o papel do professor em relação a uma prática pedagógica inclusiva a partir da produção de livro tátil tridimencional construído com materiais de baixo custo (EVA, feltro, fita de cetim, tinta tridimensional, bola de borracha, seringa, cola, linha, agulha) adaptados para alunos cegos ou com baixa visão (deficientes visuais) sobre a causa biológica (vírus), contágio através do contato e da prevenção da catapora. O livro tátil foi produzido por dois discentes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense. Esse livro foi lido para cinco crianças cegas e fisicamente testado por três delas. Todas essas crianças tinham cinco anos de idade e estudavam na pré-escola do Instituto Benjamin Constant. Elas entenderam a proposta do livro tátil. As discussões travadas visam contribuir na formação de mestrandos em Diversidade e Inclusão e na sensibilização dos discentes (graduandos e licenciandos do Curso de Ciências Biologia) para uma prática docência inclusiva abordando questões da saúde infantil.

Abstract

This article aims to report the awareness process of college students to verify the importance of ensuring the inclusion of students with visual impairment in the teaching-learning process in a daily life whose use of images is preponderant. In this perspective, he will emphasize the teachers view and role in relation to an inclusive classroom involving the production of three-dimensional tactile books (EVA, felt, satin ribbon, three-dimensional painting, rubber ball, syringe, glue, wire , needle) adapted for blind pupils and low vision (visually impaired) on virus infection (biological causes) through contact and prevention of chicken pox. The tactile book was produced by two students of the course of Biological Sciences of the Fluminense Federal University. This book was read to five blind children and physically tested by three of them. All of these children were five years old and studying at the Benjamin Constant Institute preschool. They understood the purpose of the tactile book. The discussions presented aim to contribute to the training of masters in Diversity and Inclusion and the sensitization of students (undergraduates and graduates of the Biological Sciences Course) to an inclusive teaching practice, addressing childrens health issues.

Palavras-chave

Alunos Cegos, Biologia, Educação Inclusiva.

Keywords

Blind Students, Biology, Inclusive Education.

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