EXTRAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DO ABACAXI COMO PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Extraction of abacaxi essential oil as a proposal for experimentation for students with visual deficiency

Autores: Mislene da Silva Gomes Oliveira, Gustavo Nobre Vargas, Anna Maria Canavarro Benite e Claudio Roberto Machado Benite

Resumo

O processo de extração para obtenção de óleos essenciais pode viabilizar o ensino de vários conteúdos relacionados a situações do cotidiano dos alunos. Entretanto, para alunos com deficiência visual (DV) essa atividade se torna excludente por usar a visão como principal meio de coleta de dados. Contendo elementos da pesquisa-ação, a presente investigação propõe o uso da audiodescrição acompanhada da coleta de dados pelos sentidos remanescentes e o uso de tecnologia assistiva de laboratório como ferramentas culturais para a interpretação do experimento envolvendo a extração do óleo essencial da casca do abacaxi. Nossos resultados apontam que tais ferramentas podem contribuir para a inclusão dos DV na atividade, para a familiarização com ferramentas e técnicas específicas dessa cultura e o distanciamento crítico do conhecimento cotidiano contribuindo para a aprendizagem de conteúdos escolares e para a formação cidadã.

Abstract

The extraction process to obtain essential oils can enable the teaching of various contents related to situations of students daily life. However, for students with visual impairment (DV) this activity becomes exclusive because it uses vision as the main means of data collection. Containing elements of action research, the present research proposes the use of audiodescription accompanied by the collection of data by the remaining senses and the use of assistive technology of laboratory as cultural tools for the interpretation of the experiment involving the extraction of essential oil from the shell of the pineapple. Our results point out that such tools can contribute to the inclusion of VD in the activity, to familiarize with specific tools and techniques of this culture and the critical distance from everyday knowledge contributing to the learning of school contents and to the citizen training.

Palavras-chave

Ensino de Química; Experimentação; Óleos essenciais; Ferramentas culturais; Tecnologia Assistiva.

Keywords

Chemistry teaching; Experimentation; Essencial oils; Cultural tools; Assistive Technology.

Texto em PDF