Inclusion experiment with a deaf child in primary education via the use of teaching games in science teaching
Autores: Ana Paula Melo Fonseca, Francisca Keila de Freitas Amoedo e Augusto Fachín Terán
Este estudo traz contribuições sobre o processo de ensino aprendizagem em um Centro Educacional Infantil, utilizando jogos didáticos adaptados em Libras e Língua Portuguesa, no intuito de atender as crianças surdas e ouvintes em um mesmo contexto educacional, usando uma perspectiva freiriana. O nosso objetivo foi compreender como ocorre o processo de inclusão de uma criança surda na Educação Infantil, tendo o jogo didático como instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem. Os jogos foram elaborados em Libras e Língua Portuguesa, envolvendo a temática sobre a fauna Amazônica, contemplando a cotidianidade dos educandos. A pesquisa é do tipo qualitativo com abordagem fenomenológica. As técnicas usadas foram a observação participante e aplicação de oficina pedagógica. O estudo foi realizado em um Centro de Educação Infantil no Município de Parintins-AM. Os sujeitos foram 21 crianças, sendo 20 ouvintes e uma estudante surda. Os jogos foram instrumentos de intervenção pedagógica, cujas proporções vão além da sala de aula, possibilitando a interação de maneira dialógica sem distinções, pois ao usar os jogos as crianças atribuem significado e valores de forma natural e inclusiva.
This study contributes to the process of teaching learning in a Childrens Educational Center, using didactic games adapted for Brazilian Sign Language and Portuguese Language, in order to teach deaf and hearing children in the same educational context, using a Freirean perspective. Our objective was to understand how the process of inclusion of a deaf child in Primary Education occurs, using a didactic game as an instrument to facilitate the process of teaching learning. The games were elaborated in Brazilian Sign Language and Portuguese language, involving the theme of the Amazonian fauna, and contemplating the daily life of the students. The research is of the qualitative type with a phenomenological approach. The techniques used were participant observation and pedagogical workshop application. The study was carried out at a Center for Primary Education in the Municipality of Parintins-AM. The subjects were 21 children, made up of 20 listeners and one deaf student. The games were instruments of pedagogical intervention, whose proportions go beyond the classroom, allowing interaction in a dialogic way without distinctions, because when using games children attribute meaning and values in a natural and inclusive way.
Ensino de ciências. Educação Infantil. Jogos. Inclusão. Criança surda.
Science education. Primary education. Games. Inclusion. Children