EDUCAÇÃO DIALÓGICA E AS IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO CTS NO ENSINO DA ÓPTICA: UMA PROPOSTA ELABORADA E DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENSINO DE FÍSICA

Dialogical education and the implications of the ScTS relation in the teaching of the optics: a proposal elaborated and developed in the curricular stage supervisioned in physical education

Autores: Dayane Rejane Andrade Maia e Graziele Aparecida Moreira Correa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados alcançados no desenvolvimento de um dos projetos de pesquisa realizado na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física I de uma instituição pública do Estado do Paraná. Tal projeto de pesquisa se propôs a elaborar e desenvolver o ensino da temática Óptica numa concepção problematizadora de Ensino de Física, a partir dos pressupostos da educação dialógica de Paulo Freire e da relação das implicações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A proposta de estágio está inserida num processo de formação do professor e pesquisador da própria prática educacional. Os resultados apontam que a articulação entre problematização e o enfoque CTS viabiliza a construção de conhecimento científico educacional de forma significativa e permite abrir, estabelecer e manter o diálogo entre professor, aluno e o conhecimento, viabilizando a integração com outras áreas de conhecimento e superando a fragmentação curricular.

Abstract

This work aims to present the results achieved in the development of one of the research projects carried out in the discipline of Supervised Curricular Internship in Physics Teaching I of a public institution in the state of Paraná. This research project aimed to develop and develop the teaching of the optic theme in a problematizing conception of Physics Teaching, based on the assumptions of the dialogical education of Paulo Freire and the relationship of the implications of Science, Technology and Society (CTS). The internship proposal is inserted in a process of teacher training and researcher of educational practice itself. The results indicate that the articulation between problematization and the CTS approach enables the construction of scientific educational knowledge in a significant way and allows to open, establish the maintaining dialogue between teacher, student and knowledge, enabling integration with other areas of knowledge and overcoming curricular fragmentation.

Palavras-chave

Concepção dialógico-problematizadora; CTS; Estágio Curricular Supervisionado; Ensino de Física.

Keywords

Conception of critical thinking dialog; ScTS; Supervised internship; Phisics teaching.

Texto em PDF