STS/STSE Education with Freirean Approach by means of Field Class on Water Boring Recovery
Autores: Lourival Demuner, Sérgio Martins dos Santos, Vilma Reis Terra, Sidnei Quezada Meireles Leite e Maria das Graças Ferreira Lobino
O objetivo deste trabalho foi o de estudar a execução de um plano de intervenção escolar construído para debater a temática de recuperação de nascente de água, água potável e recuperação de matas ciliares, buscando se aproximar da perspectiva da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTS/CTSA). Este trabalho tratou de um relato de experiência sobre um plano de intervenção escolar construído à luz de uma abordagem temática (ATF), articulada a proposta de aula de campo. A investigação qualitativa demonstrou que perpassou pelas etapas de levantamento preliminar, análise das situações e escolha das codificações, diálogos descodificados, redução temática e culminância com um trabalho final com os sujeitos envolvidos. Participaram da intervenção estudantes com idades entre 14 e 21 anos do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Baixo Guandu, Espírito Santo, Brasil. Por meio de contextualização, evidenciando contradições, entre outras características, promoveu a apropriação de conteúdos sobre temática de recuperação de nascente de água, perpassando por aspectos tecnológicos, científicos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Concluímos que a intervenção escolar foi fundamental para o processo de formação dos estudantes, promovendo criticidade, autonomia em suas escolhas, sentimento de pertencimento local e empoderamento social.
The objective of this work was to study the execution of a school intervention plan built to discuss the theme of recovery of water source, drinking water and recovery of riparian forests, seeking to approach the perspective of education Science-Technology-Society-Environment (STS/STSE). This paper deals with an experience report about a school intervention plan constructed in the light of a thematic approach (ATF), articulated the proposal of field lessons. Qualitative research has shown that it has undergone the stages of preliminary survey, analysis of situations and choice of codifications, dialogues decoded, thematic reduction and culmination with a final work with the subjects involved. Participants were students aged between 14 and 21 years of high school from a public school in the city of Baixo Guandu, Espírito Santo State, Brazil. Through contextualization, evidencing contradictions, among other characteristics, promoted the appropriation of content on the theme of recovery of water source, passing through technological, scientific, economic, social, cultural and environmental aspects. We conclude that school intervention was fundamental to the students training process, promoting criticality, autonomy in their choices, a sense of local belonging and social empowerment.
educação em ciência; intervenção escolar; recuperação de nascentes de água; abordagem temática freiriana; CTS/CTSA.
science education; school intervention; recovery of water sources; Freire thematic approach; STS/STSE.