"It Rains Rain": The Use of the Cartoon and Experimentation for the Teaching of The Water Cycle in Early Childhood Education
Autores: Lucas Peres Guimarães e Denise Leal de Castro
Esse estudo foi desenvolvido em uma turma de educação infantil, no município de Barra Mansa (RJ), com alunos de idade entre 4 e 5 anos. Tem como objetivo trazer a experimentação para estimular a criatividade e observar os fenômenos, desde os primeiros momentos da vida escolar. Essa atividade teve como tema o ciclo da água e foi realizada em dois momentos. No primeiro momento, os alunos ouviram uma música do desenho animado “Mundo Bita”, que foi utilizada como organizador prévio para uma roda de conversa, a fim de captar as concepções dos alunos sobre o tema. Após isso, foi realizado um experimento sobre o ciclo da água numa perspectiva dialógica e interativa. A partir dos resultados obtidos, pode-se verificar que os alunos tomaram conhecimento dos conceitos usados nessa atividade, por meio da observação, organização do pensamento e estímulo ao relato.
This study was developed in a class of childrens education in the municipality of Barra Mansa (RJ) with students aged between 4 and 5 years. Aims to bring the experimentation to stimulate creativity and observe the phenomena from the first moments of school life. This activity had as its theme the water cycle and was performed in two moments. At first, students listened to a song from the cartoon "Mundo Bita" which was used as organizer prior to a wheel of conversation in order to capture the previous conceptions of students about the theme. After this, an experiment was carried out on the water cycle in a dialogical perspective and interactive. From the results obtained, we can verify that they took note of the concepts used in this activity, by means of observation, organization of thought and stimulus to the report.
Experimentação; Educação Infantil; Ciclo da água
Experimentation; childhood education; the water cycle