A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE SOLUBILIDADE CONSOANTE A MEDIAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA

The Construction of Meanings of the Solubility Concept Considering Semiotic Mediation: an Analysis from a Didactic Intervention

Autores: Jefferson David dos Santos e João Roberto Ratis Tenório da Silva

Resumo

Neste trabalho apresentamos os resultados de um estudo empírico que buscou explicar como estudantes do ensino médio constroem significados sobre o conceito de solubilidade a partir da mediação dos tipos de signos propostos por C. S. Peirce. Buscamos também fazer uma aproximação da semiótica de Peirce com os aspectos da teoria histórico-cultural de L. S. Vigotski (2007) com as contribuições da Psicologia Cultural Semiótica. Assim, o principal objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo de construção de significados do conceito de solubilidade em estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola pública situada no município de Bezerros–PE. Como percurso metodológico, nossa investigação ocorreu em dois momentos com a participação de cinco estudantes. A coleta de dados ocorreu em dois momentos, com registro em vídeo e posterior transcrição. No primeiro momento houve uma discussão do conceito de solubilidade por meio de uma aula expositivo-dialogada com o objetivo de disponibilizar signos que pudessem ter a função de mediadores no processo de construção de significados; e no segundo momento, os estudantes foram incumbidos de apresentar seminários com uma problemática selecionada por eles com objetivo de identificar quais signos disponibilizados anteriormente os estudantes retomavam, se mostrando como mediadores no momento de externalização dos significados construídos. Os nossos resultados apontam que os signos disponibilizados durante a intervenção didática foram de fundamental importância na construção de significados e sentidos. E que tais signos mediaram os seminários, nos dando indícios de como a relação entre os processos de internalização/externalização canalizados pelos aspectos culturais e sociais fornecem importantes contribuições da Psicologia Cultural Semiótica para o Ensino de Química.

Abstract

In this work we present the results of an empirical study that sought to explain how high school students make meanings about the concept of solubility through the mediation of certain types of signs proposed by Peirce. We also seek to approximate Peirce semiotics with the aspects of the historical-cultural theory with the contributions of Semiotic Cultural Psychology. Thus, the main objective of this study was to analyze how the process of constructing meanings of the solubility concept in high school students of a public school located in the municipality of Bezerros-PE. As a methodological pathway, our investigation occurred in two moments with the participation of five students. Data collection occurred in two moments, with video recording and subsequent transcription. In the first moment there was a discussion of the concept of solubility through a lecture-dialogued exposition with the objective of providing signs that could have the role of mediators in the process of meaning construction; and in the second moment, the students were assigned to present seminars with a problem selected by them with the objective of identifying which signs previously available, the students resumed, showing themselves as mediators in the moment of externalization of the constructed meanings. Our outcomes indicate that the signs made available during the didactic intervention were of fundamental importance in the construction of new meanings. And that these signs mediated the seminars, giving us indications as to how the relationship between the processes of internalization / externalization channeled through the cultural and social aspects provide important contributions of the Semiotic Cultural Psychology to the Teaching of Chemistry.

Palavras-chave

Semiótica; Significados; Solubilidade; Ensino de Química.

Keywords

Semiotic; Meaning; Solubility; Teaching of Chemistry.

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