Atomic models, social representations and problem solving: a didactic proposal developed in the chemistry teaching stage
Autores: Mariana Ferrari Bach e Carlos Ventura Fonseca
Este artigo analisa as ações docentes desenvolvidas pelo período de seis semanas, em uma turma de 2ª série do ensino médio integrado à educação profissional, oriunda de uma instituição pública federal da região metropolitana de Porto Alegre / Rio Grande do Sul. Os eventos investigados foram registrados por uma professora estagiária, estudante do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em diversos documentos que serviram como fonte de dados. O objetivo principal deste trabalho é relatar e problematizar os procedimentos de pesquisa (sobre a própria prática profissional) adotados pela docente em formação citada, que acabaram permitindo a esta: identificar e analisar as representações sociais de estudantes em relação à constituição da matéria, assim como em relação aos temas conexos que emergiram (eletricidade e radioatividade); investigar elementos de avaliação potencialmente indicadores da aprendizagem dos estudantes (respostas dos estudantes à avaliação escrita aplicada e observações feitas pela docente sobre o trabalho desenvolvido), ao utilizar a estratégia didática denominada resolução de problemas. Os resultados sugerem que a abordagem de ensino proposta (de articulação entre pressupostos da Teoria das Representações Sociais e da resolução de problemas), no contexto da Educação Básica, pode contribuir para o ensino de conceitos científicos, aproximando os sujeitos das discussões que permeiam as aulas de Química e potencializando o protagonismo destes em relação à sua aprendizagem.
This paper analyzes the teaching activities developed over a six-week period in a high school 2nd grade class integrated with professional education from a federal public institution in the metropolitan region of Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brazil. The events investigated were registered by a trainee professor, student of the Academic Program in Chemistry Teacher Education of the Federal University of Rio Grande do Sul in multiple documents that served as a data source. The main objective of this paper is to report and problematize the research procedures (about their own professional practice) adopted by the teacher in the aforementioned formation, which ended up allowing her to: identify and analyze the social representations of students in relation to the constitution of the matter, as well as in relation to the related themes that emerged (electricity and radioactivity); to investigate evaluation elements potentially indicative of student learning (student responses to the applied written assessment and observations made by the teacher about the work developed), using the didactic strategy called problem solving. The results suggest that the proposed teaching approach in the context of Basic Education (of articulation between assumptions of Social Representation Theory and problem solving) may contribute to the teaching of scientific concepts, bringing students closer to the discussions that permeate the Chemistry classes and enhancing their role in their learning.
Ensino de química; Modelos atômicos; Representações sociais; Resolução de problemas.
Chemistry teaching; Atomic Models; Social Representations; Problem Solving.